Na ocasião, foram lançados mais duas obras do filósofo pela Boitempo Editorial: Mészáros e os desafios do tempo histórico e o segundo volume de Estrutura social e formas de consciência. A coletânea de ensaios de 22 renomados intelectuais do Brasil e do exterior sobre os escritos fundamentais do filósofo húngaro traz as reflexões que resultaram da última visita de Mészáros ao país, em 2009, quando foi tema do “III Seminário Internacional Margem Esquerda”.

Após uma breve apresentação da história do filósofo pelo professor Valério Arcary e pela professora Lúcia Barroco, Mészáros disse que fazia um alerta sobre a urgência de se repensar a organização social para evitar catástrofes iminentes. Para ele, a crise do capital é estrutural. Segundo Mészáros, o atual sistema de consumo, o mercado e a política estão estruturalmente ligados à crise que grassa pelo mundo atualmente. Ele alertou que em termos comparativos a crise de 1929 vai parecer, diante da atual, um “chá da tarde”. Mészáros criticou a omissão dos governos, que “culpam uns aos outros” pelo desastre da economia mundial.

Para ele, a resposta para situações como essa é a superação do capitalismo, sem simplesmente dispensá-lo, como fez a União Soviética, mas considerar que a o problema é o próprio capital. O pilar das sociedades atuais, disse, é formado pelo capital, pelo trabalho e pelo Estado — ressaltando que o capital não é nada sem o trabalho. Mészáros também comentou o papel das guerras na dinâmica da economia mundial. Para ele, hoje em dia não é possível imaginar o sistema capitalista sem o complexo industrial militar. Esse dado, explicou, coloca a humanidade diante de grandes desafios.

Para ele, a dominação sempre esteve presente no capitalismo. Mas chega um momento em que os dominados reagem. Os problemas que precisam ser enfrentados no futuro próximo, disse, são “incendiários” porque as crises são intrínsecas ao capitalismo. Como saída, Mészáros sugeriu que o pensamento científico corre contra o tempo e precisa intervir de forma efetiva para viabilizar as transformações sociais.