O título foi proposto pelo vereador Colemar Rodrigues do Egito, atendendo a uma sugestão do ex-vereador, ex-vice-prefeito do município e ex-deputado estadual Fortunato Macedo. A irmão de João Carlos, Sônia Haas; o presidente do PCdoB de São Leopoldo, Nélson Sales; e o jornalista e historiador Osvaldo Bertolino, da Fundação Maurício Grabois, receberam o título em nome da família e do PCdoB.

A concessão do título foi aprovada no dia 15 de fevereiro de 2008 e desde então aguardava a ocasião de ser entregue a familiares e correligionários de João Carlos.


Silvamar de Oliveira Moreira, presidente da Câmara; Deoclides Macedo, prefeito; Sônia Hass; e Colemar Rodrigues, vereador 

Na solenidade de entrega, o prefeito Deoclides Macedo(PDT) destacou o ato de coragem política e o senso de justiça da Câmara e da Prefeitura em homenagear não só João Carlos, mas todos os demais que lutaram por justiça social, liberdade e democracia na Guerrilha do Araguaia. Fortunato Macedo e o vereador Colemar Rodrigues também justificaram a homenagem a “um cidadão que está na história de Porto Franco como grande benfeitor e amigo de nossa gente”. Fortunato também fez um relato de cenas do cotidiano do médico na Porto Franco de 67/68.


Osvaldo Bertolino, Sônia Hass e Nelson Sales

Depois de três dias ouvindo relatos sobre João Carlos, vendo fotografias e sentindo a presença viva do irmão na cidade, Sônia Haas apresentou na solenidade um slide com fotos de João Carlos em família antes de partir para Porto Franco e em seguida para a Guerrilha.


Vaner Marinho, secretário de Cultura, ao lado de Sônia Hass e da esposa Vânia

Nelson Sales disse que a visita a Porto Franco o fez experimentar uma mudança de sentimento em relação à Guerrilha do Araguaia. “Sempre que me lembrava da Guerrilha vinham a minha cabeça sentimentos tristes de morte, tortura, tirania; depois dessa visita a Porto Franco o meu sentimento predominante ao lembrar dos heróis da Guerrilha é de amor, amizade, solidariedade”.


Osvaldo Bertolino na tribuna da Câmara

Para Osvaldo Bertolino, o lugar de João Carlos Haas Sobrinho é no panteão dos grandes heróis brasileiros que marcaram fortemente as lutas do nosso povo.

As homenagens a João Carlos Haas Sobrinho foram iniciadas no dia 28 com uma visita solene ao Ponto de Cultura que leva o nome dele. No dia 29 a Prefeitura Municipal inaugurou em solenidade bastante prestigiada o Complexo Esportivo João Carlos Haas Sobrinho. E fechando o ciclo de homenagens a Câmara Municipal fez a entrega do título de cidadão portofranquino.

Nos três dias a irmã de João Carlos fez várias visitas, colheu inúmeros depoimentos e reuniu mais material para um livro que pretende escrever sobre o irmão. “Valeu a pena a passagem dele por Porto Franco e me fez muito bem ter vindo aqui”, resumiu.