Projeto Mega: história e perspectivas das obras completas de Marx e Engels

A MEGA – abreviação alemã da Marx Engels Gesamtausgabe – é um grande projeto para publicação das obras completas de Marx e Engels. Um esforço que já envolveu centenas de pesquisadores de diversos países e que dura quase 100 anos. Ele conheceu várias fases e teve inúmeras sedes. O objetivo do atual projeto é a publicação dos 114 volumes, que compõe a obra conhecida dos dois pensadores alemães. Atualmente cerca de 50% deste trabalho foi realizado. Portanto, uma parte significativa de sua elaboração teórica continua inédita – ou pouquíssimo conhecida do público.

Rolf Hecker é professor e presidente da Associação de apoio à edição MEGA e da revista Contribuiçöes para a pesquisa sobre Marx e Engels – Nova série., membro da Sociedade Leibniz de Ciências de Berlim e da Associação Helle Panke. Ele é autor e colaborador de várias publicações que tratam da produção teórica e política de Marx e Engels.

Veja a programação:

Dia 22 de março (terça-feira) – palestra na Unicamp – auditorio I do IFCH às 14h.

Dia 23 de março (quarta-feira) – palestra na USP – anfiteatro da História na USP às 17h.

Em todos os eventos haverá o lançamento do livro Marx como pensador, de autoria do conferencista. O livro foi editado em parceria pela Fundação Maurício Grabois e pela Editora Anita Garibaldi.

No dia 21 (segunda-feira), Rolf Hecker será recebido pela diretoria da Fundação Maurício Grabois na sede da instituição, situada à Rua Rego Freitas nº 192, centro de São Paulo.

_________

Parceiros

Fundação Maurício Grabois
Fundação Rosa Luxemburg
Departamento de Ciência Política da Unicamp
Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) – IFCH-Unicamp
Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedbr) – FE-Unicamp
Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG)
Comissão Nacional dos 140 anos da Comuna de Paris