O feriado criado há dois anos em homenagem à Data Magna de Pernambuco foi comemorado com todas as honrarias na sexta-feira (6).

A programação começou cedo, por volta das 8h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, quando a bandeira de Pernambuco foi hasteada, com a presença do governador Eduardo Campos e de estudantes das escolas da rede estadual, além de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

A data escolhida como Magna através de voto popular marca a Revolução Pernambucana de 1817.

Os mártires do movimento de insurreição lutaram contra os benefícios concedidos pela corte portuguesa aos Estados do centro-sul e pela instalação de um governo republicano no país.

E para lembrar o esforço desses homens, foram colocadas flores no monumento que os homenageia, seguida de apresentações do coro da Assembléia Legislativa e da Banda Polícia Militar, além de sessão solene com representantes da Maçonaria, instituição que teve papel fundamental durante a insurreição.

A Ordem Maçônica de Pernambuco entregou ao governador o título (medalha) de grande reconhecimento.

A deputada estadual Terezinha Nunes, autora do projeto de lei que instituiu a Data Magna, e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, também foram agraciados.

Para o governador Eduardo Campos, a data marca a capacidade de se vencer as dificuldades.

“Este ato é a firmação, sem sombra de dúvidas, de nosso enorme desejo de recontar para as novas gerações o que foi a Revolução de 1817, para que dentro de cada um de nós possa ser mantido o mesmo ideário, a mesma força, a mesma fé e a mesma capacidade de atravessar os obstáculos do dia a dia”, afirmou.

O governador ainda definiu a Revolução Pernambucana como a “mãe de todas as revoluções do processo de libertação do Brasil colônia”, e destacou os princípios deixados por esse movimento.

“São idéias que estão ainda hoje mais do que presentes nas necessidades da humanidade: a luta pela liberdade de expressão, pela igualdade de direitos, pela fraternidade, entre outros valores”.

Pela manhã, asolenidade foi encerrada com um desfile de estudantes das escolas da rede estadual, além de representantes da maçonaria, do Exército, Marinha e Aeronáutica.

A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também marcaram o desfile de encerramento. tarde, a programação continuou com a entrega da Medalha do Mérito democrático e Popular Frei Caneca à Igreja Católica e à Maçonaria pela contribuição do movimento republicano de 1817, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

A informação é do Diário de Pernambuco