A construção de um mundo de paz, justiça social e desenvolvimento sustentável constitui o reclamo de mais de 200 jovens universitários que inauguraram em 29 de março a 21ª edição do Modelo das Nações Unidas de Havana, HAVMUN 2016, que terá lugar até 1º de abril próximo na Universidade de Havana (UH).

Proteção das meninas e as crianças em situações de conflito, defesa do patrimônio cultural e as instituições educativas, a não proliferação de armas pequenas e ligeiras, e estratégia global contra o terrorismo, são alguns dos temas que debaterão em quatro comissões de trabalho estudantes de varias casas de altos estudos de Cuba e países como México, Equador, República Dominicana, Estados Unidos e a Rússia.

No ato de inauguração —celebrado na Aula Magna da UH— Eduardo Pérez Otaño, secretário-geral do conclave, lembrou os inícios do exercício acadêmico há 20 anos, quando um grupo de universitários cubanos aderiu à iniciativa, que havia tomado força em vários centros de Educação Superior do mundo e celebraram a primeira edição de HAVMUN, no ano 1996.

Declarou, ainda, que este pretende ser uma edição academicamente superior. De fato, acrescenta-se como terceiro idioma o francês (além do espanhol e o inglês), e foi previsto um programa colateral que inclui conferências magistrais como a ministrada, nesta primeira jornada pelo doutor Ricardo Alarcón de Quesada, sob o título Reforma das Nações Unidas a 70 anos de sua fundação.

Pérez Otaño confirmou que os jovens responderam à convocatória lançada no passado 8 de outubro de recopilar 20 mil assinaturas, com o propósito de respaldar a Declaração da América Latina como Zona de Paz, aprovada em Havana durante a 2ª Cúpula da Celac, em 2014; rubricas que serão entregadas oficialmente durante o encerramento do evento.

Por sua parte, Gustavo Cobreiro, reitor da casa de altos estudos, ressaltou a importância deste encontro para a formação integral e superação dos estudantes, pois potencializa o domínio da atualidade internacional, em áreas como a política, a economia e a sociedade.

Nesta edição da HAVMUN — dedicada aos 70 anos da fundação da Organização das Nações Unidas; aos 40 da aprovação da Constituição da República de Cuba e da criação dos órgãos do Poder Popular; os 50 da Organização Continental e Latino-americana de Estudantes (Oclae) e os 90 anos de vida do líder da Revolução, Fidel Castro — o comitê organizador reconheceu o trabalho de instituições e organizações que têm coadjuvado na existência e desenvolvimento do evento.

Participaram na cerimônia de abertura Jennifer Bello Martínez, membro do Conselho de Estado e presidente da Federação Estudantil Universitária (FEU); Juan Carlos Imbert, presidente da FEU na UH; Soraya Álvarez Núñez, diretora da Associação Cubana das Nações Unidas; Heidy Villuendas, presidenta da Oclae; Laura Melo, representante do Programa Mundial de Alimentos, em qualidade de coordenadora residente interina do Sistema das Nações Unidas em Cuba e outros diplomatas credenciados em nosso país.

Fonte: Granma