A vice-prefeita Nádia Campeão assumiu nesta sexta-feira (3) a Secretaria Municipal de Educação com a proposta de prosseguir o trabalho de democratização do acesso à educação de qualidade. Nádia substitui Gabriel Chalita no comando da pasta, responsável por quase um milhão de estudantes em toda a cidade.

“A educação é reveladora de potencialidades. Então nós temos que garantir o acesso, da creche à universidade, para todos em todo território da cidade. Esta é a nossa obsessão: não deixar ninguém para trás”, afirmou Haddad no evento de posse, realizado no Teatro Sérgio Cardoso, na região central. O prefeito também defendeu que a evolução da educação na capital é sustentada por três pilares: gestão, avaliação e valorização dos professores.

Entre os avanços na educação na capital estão o fim da aprovação automática no ensino fundamental, a implantação da educação integral em 110 escolas, a abertura de mais de 90 mil vagas de educação infantil e a criação de 18 polos da UniCEU. A cidade aplica atualmente mais de 30% de seu orçamento na rede municipal.

“Temos uma concepção de educação pública, gratuita, de qualidade social, inclusiva e democrática. Defendemos combater as desigualdades neste país e nesta cidade com a garantia do acesso à educação. Vamos assumir este desafio de gestão”, afirmou a nova secretária. Defendendo uma educação emancipadora, ela citou o educador Paulo Freire, criador do construtivismo crítico. Ela também destacou a importância do debate de gênero e respeito à diversidade nas escolas. Nádia Campeão também anunciou a contratação de mais 1.400 professores de educação infantil e de 450 educadores para gestão da rede. Ao citar a estrutura das escolas, ressaltou a importância de uma gestão democrática com participação da comunidade.

A secretária-adjunta será Fátima Aparecida Antonio, que trabalha há 35 anos como educadora em escolas municipais e é a primeira professora da rede a assumir o cargo. “Temos uma excelente equipe, principalmente na questão pedagógica. Faremos um trabalho conjunto e seguiremos o Plano Municipal de Educação, para cumprir um programa coletivo”, disse Nádia.

Nádia Campeão, 58 anos, é formada em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo. Atua há 38 anos no Partido Comunista do Brasil (PC do B). Entre 2001 e 2004, foi a primeira mulher a comandar a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, trabalhando na criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Em 2012, foi eleita vice-prefeita de São Paulo. Na gestão, coordenou a participação de São Paulo na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Organizou 41 edições do programa Prefeitura no Bairro como coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), além de ter liderado duas edições da Operação Chuva de Verão.

Em sua despedida, Chalita agradeceu a rede municipal pela colaboração na construção das políticas públicas. “Todos os projetos nasceram da construção coletiva com a rede, do respeito a cada professor, a quem está no chão da escola. A sala de aula é um espaço sagrado”, disse o ex-secretário.