Na próxima quarta-feira, 20 de julho, às 18h30, na sala G5, da FEA/USP, o professor Ricardo Moreno lançará seu livro “Açambarcadores e Famélicos – Fome, Carestia e Conflitos em Salvador (1858-1878). O lançamento será durante a programação do V CLADHE (Congresso Latino Americano de História Econômica). 

Em um registro histórico fundamental para entender a luta por conquistas sociais na cidade do Salvador, o livro Açambarcadores e Famélicos – Fome, carestia e conflitos em Salvador (1858 a 1878) conta e interpreta eventos que levaram a revolta de consumidores em Salvador devido a exploração de comerciantes e atravessadores, que ditavam preços de alimentos na região portuária. Há ainda a descrição do fundamental papel da Câmara Municipal em todo processo.

No ano de 1858, uma revolta popular nas ruas da cidade do Salvador trouxe à tona a insatisfação dos mais pobres com o aumento dos preços dos alimentos básicos, considerados essenciais à dieta dos baianos.

Vinte anos depois, o problema da carestia foi levado para a Assembleia Provincial, onde os Deputados Liberais foram acusados pelos conservadores de contradizer ao próprio princípio do liberalismo ao defenderem a política intervencionista que buscava ordenar as condições de oferta dos gêneros alimentícios, e garantir o suprimento dos mais pobres.

Por traz destes acontecimentos existiam as estratégias de comerciantes que atuavam como atravessadores ou açambarcadores, que manipulavam as condições de mercado a fim de obter maior lucro, controlando a oferta para gerar escassez, ao mesmo tempo em que, também diversificavam suas aplicações, se associando aos segmentos capitalistas que começavam a se apresentar.

Uma complexa combinação de fatores que caracterizam uma sociedade em transição do padrão de investimento e acumulação.

O vídeo faz uma apresentação do livro.