Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond foram mortos quando forças da ditadura militar invadiram reunião do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil que estava sendo realizada em uma casa na rua Pio XI, 767.

E é exatamente esse local o destino da caminhada, que começa às 7h30 na rua Oscar Freire, em frente à saída da estação Sumaré do metrô (linha verde). O percurso tem cerca de cinco quilômetros.

A caminhada é organizada pelo jornalista e maratonista Rodolfo Lucena, que atualmente desenvolve o projeto “60 Maratonas aos 60 anos”, um trabalho jornalístico-esportivo-cultural que usa a corrida como base para debater questões de saúde, qualidade de vida e inserção social da população mais velha.

Lucena trabalha já há algum tempo com projetos que usam a corrida como ferramenta para resgatar a memória das lutas democráticas em nosso país. No início deste ano, por exemplo, realizou 40 corridas em memória dos 40 anos do assassinato do operário metalúrgico Manoel Fiel Filho. Em setembro, fez uma jornada de 18 km até o quartel de Quitaúna, em Osasco, para lembrar os 45 anos do assassinato de Carlos Lamarca.

Com o grupo Corredores Patriotas Contra o Golpe, do qual é um dos fundadores, organiza eventos cívico-esportivos em defesa da democracia. O grupo já realizou, neste ano, duas corridas “Fora Temer” na avenida Paulista.

A caminhada desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, é gratuita e aberta a todos os interessados. Cada participante é responsável por sua própria hidratação e segurança ao longo do percurso.