Betty Rose homenageia a cidade, retratando sua diversidade cultural, social e étnica, a partir da observação apurada de seu cotidiano.

João Carlos apresenta algumas das aquarelas e desenhos a nanquim concebidos para a ilustração dos poemas do livro “Vida em Versos” do poeta e jornalista Carlos Moura, com lançamento previsto para o mês de abril.

A exposição irá até o dia 23 de fevereiro e estará aberta a visitação pública de segunda a sexta feira, das 14 às 17 horas.

O restaurante Cama & Café São Paulo encontra-se próximo ao famoso solar da Marquesa de Santos, em um prédio do final do século 19, tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo. O serviço do restaurante funciona das 11:30 às 15:30 h. 

Abertura: 25 de janeiro
Restaurante Cama & Café São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé


Betty Rose Kurc
é carioca, residente em São Paulo desde os 11 anos de idade. É graduada em Publicidade e Propaganda. A pintora nasceu e desenvolveu-se paralelamente à carreira na área publicitária: durante muitos anos atuou como artefinalista, diagramadora, ilustradora, pintora de desenho animado e diretora de arte, em empresas como Centro do Comércio do Estado de São Paulo, SENAC, SESC, Edições Paulinas e Black&White&Color (Grupo Maurício de Souza e Produções).

Realizou exposição individual no SENAC SP e participou de diversas coletivas, tais como: Mostra de Arte da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais no MEC – RJ (obteve Menção Especial), Salão Feminino da Sociedade Brasileira de Belas Artes – RJ, Salão Nacional de Artes Plásticas Alberto Santos Dumont, e exposições da Associação Cristã Feminina de São Paulo, Clube Homes e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ganhou Medalha de Bronze).

Betty afirma não pertencer a uma escola, a um estilo: “Pinto a cidade que adotei e que amo. Olho pra ela e vejo contrastes de forma cândida, singela. Cheia de detalhes, de cinzas, de preto e branco e muitas cores. Mostro uma cidade de prédios, o colorido das casas, a alegria, o carroceiro, a flor e o solitário nas janelas, o movimento. Tento passar uma ideia, um significado, uma informação. As telas falam do meu amor pela cidade, que precisa de tanto verde, de seus contrastes. Olho as retas, as curvas, os quadrados das janelas. Faço pintura urbana.

João Carlos é carioca, nascido em 1953, na cidade do Rio de Janeiro, mas reside em São Paulo “há muitos e muitos anos, e aqui sou feliz”. É engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), em 1982, e também graduado em Administração de Empresas (1998) e Economia (2001), pela Universidade Mackenzie.

Como pintor, participou do Iº Salão Anchieta de Arte Jovem, em 1969, no qual foi agraciado com a Grande medalha de prata Anchieta e do V Salão Paulista de Arte Contemporânea – SP, em 1974. Em 1970 atuou no Atelier de Pintura de Takaoka, grupo Seibi – São Paulo e em 1971, após seleção, conquistou uma bolsa de estudos da Fundação Bienal, que o credenciou a frequentar o Atelier de Serigrafia do artista Paulo Menten, por um ano. Frequentou o Curso de desenho e História da Arte do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1986. Já em 2010, ao lado do pintor e poeta Oiram Antonini, João Carlos criou o site www.tubodetinta.com.br, do qual se mantém gestor.

O trabalho de João Carlos possui características figurativas, mas, às vezes, deixa suas linhas seguirem traços abstratos. Utiliza como meio de expressão desenhos, xilogravuras, aquarela e pinturas. A fotografia também é área de seu interesse, como meio de expressão visual.

Ultimamente tem realizado experiências com desenhos digitais formando uma fusão com versos de poetas amigos. É colaborador do Centro em Foco.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3255-1568