Nesta terça-feira, 25, a Fundação Maurício Grabois recebeu uma delegação do Centro de Estudos Sindicais (CES) para planejar atividades conjuntas em formato de parcerias. A principal deliberação foi a formação de um grupo de trabalho que se debruçará sobre a realização de uma pesquisa ampla sobre o perfil da classe trabalhadora.

A pauta compareceu na reunião como uma preocupação com os rumos do mundo do trabalho no Brasil e os impactos no desenvolvimento nacional. Para tanto o debate do perfil da classe trabalhadora brasileira volta com força. A parceria, para este item, buscará no movimento social, instituições especializadas e nas universidades outros parceiros, apoios e massa crítica para desenvolver uma pesquisa de fôlego sobre as principais características da classe trabalhadora. 

Além disso, foram analisadas as importantes parcerias feitas em outros momentos que resultaram cursos, palestras e ciclo de debates que formaram uma grande quantidade de militantes políticos e principalmente sindicais. Mais recentemente a Grabois e o CES disponibilizaram a coleção da revista Debate Sindical em seus sítios, garantindo assim, o acesso público ao conteúdo da revista que foi palco de acúmulo político e teórico sobre o mundo do trabalho por mais de duas décadas.

Desde o ano passado, foram feitas algumas reuniões que foram pautadas as comemorações do centenário da Greve Geral de 1917 e da Revolução Russa, cursos e seminários que envolvessem temas sobre a história do sindicalismo brasileiro e sua conjuntura atual. Além desses, um seminário sobre os impactos da revolução russa no sindicalismo nos países do cone sul.

Estavam presentes o presidente Renato Rabelo, o Secretário Geral Adalberto Monteiro, o Diretor Administrativo e Financeiro Leocir Costa Rosa e o coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) Fernando Garcia. Da parte do CES, sua coordenadora-geral Gilda Almeida de Souza, o coordenador técnico da equipe Augusto César Petta e o pesquisador Renato Soares Bastos.