Notícias

Baixe documentos do PCdoB em formato ebook

Cezar Xavier Publicado em 19.05.2017

O portal Grabois disponibilizou em formato digital, na área do Centro de Documentação e Memória (CDM), resoluções de Congressos, Conferências, bem como notas e outros documentos do Comitê Central, da Comissão Política Nacional (CPN) e do Secretariado. O ebook possibilita uma leitura dos documentos mais agradável, ágil e plena de recursos.

A área “PCdoB Documentos” foi criada no Centro de Documentação e Memória (CDM) do portal da Fundação Maurício Grabois para agregar publicações históricas do Partido, de forma a serem baixadas e lidas da forma mais agradável, ou seja, no formato ebook.

Foram disponibilizadas resoluções de Congressos, Conferências, bem como notas e outros documentos do Comitê Central, da Comissão Política Nacional (CPN) e do Secretariado, além de outras publicações, como aquela que marcou os 90 anos do PCdoB, disponível em português, espanhol e inglês.

De acordo com o secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, “esse acervo, ora disponibilizado no formato digital, possibilita conhecer a interpretação e a tomada de posição política do PCdoB em distintos momentos da história do Brasil”. “O objetivo da Fundação ao disponibilizar esse material é facilitar tanto a pesquisa a militantes, estudiosos e pesquisadores, da atuação dos partidos políticos brasileiros, assim como formam um conjunto de lições e aprendizagens de batalhas já travadas, mas que, com certeza, são úteis para os desafios da luta política presente”, completa Monteiro.

São dois formatos, ePub e PDF, que permitem uma leitura ágil, levando os olhos diretamente ao que interessa. Ambos os formatos demandam a instalação de aplicativos próprios, embora o ePub seja o mais recomendado por permitir mais opções de recursos.

O formato ePub permite uma flexibilidade maior nos diversos equipamentos, se adequando a cada formato de tela.

Também é rico em hyperlinks, ou seja, pode ser lido a partir do índice, indo direto para a página desejada, além de permitir buscas por palavra e informações adicionais sobre cada vocábulo.

Para ser lido no PC é preciso baixar o aplicativo Calibre

Para ser lido no tablet (Android) é preciso baixar o aplicativo Google Play Livros (ou outro de sua preferência). 

Nos dispositivos da Apple, como iPad, iPhone e Macs, o aplicativo iBook (já instalado nos dispositivos) faz a leitura do ePub.

O formato PDF, por sua vez, serve para leitura e impressão, mas não tem flexibilidade ou hyperlinks para fora do documento, embora o sumário também leve diretamente à página desejada.

Pode ser lido em qualquer equipamento com o Adobe Acrobat Reader instalado. 

CONHEÇA A ÁREA DE DOCUMENTOS DO PCdoB, CLICANDO AQUI!