No próximo dia 20 de junho, às 18h30, o CEDEM promove o debate intitulado os 100 anos da Greve Geral de 1917: Marco na história da classe operária. O evento terá como expositor o historiador Augusto Buonicore e o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. A mediação será da historiógrafa do CEDEM Solange Souza. Na ocasião haverá o lançamento do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena, de autoria de José Luiz Del Roio, editado pela Alameda Casa Editorial. Haverá sessão de autógrafos.

Julho de 1917 representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes  insalubre e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve. A intervenção policial resultou na morte do sapateiro JoséIneguez Martinez, de 21 anos. O episódio fez recrudescer o movimento grevista.

Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez. Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram algumas reivindicações, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa.   

Na ocasião haverá o lançamento do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena, de autoria de José Luiz Del Roio, editado pela Alameda Casa Editorial. Haverá sessão de autógrafos.

Exposição:

Augusto Buonicore – Historiador, presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois e autor dos livros: Marxismo, história e a revolução brasileira: encontros e desencontros; Meu Verbo é Lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas e Linhas Vermelhas: marxismo e os dilemas da revolução, todos publicados pela Editora Anita Garibaldi.

João Guilherme Vargas Netto – Jornalista e consultor sindical de entidades de trabalhadores.

Mediação:
Solange Souza – Historiógrafa do CEDEM com graduação em História pela USP.

Debate CEDEM
100 anos da Greve Geral de 1917: Marco na história da classe operária
Data e horário: 20/06/2017, 3ª feira às 18h30;
Local: Praça da Sé, 108 – 7º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem. unesp.br/#!/evento1
Transmissão ao vivo pelo endereço: www.tv.unesp.br/cedem
E-mail: [email protected]
www.cedem.unesp.br  
https://www.facebook.com/ Cedem_unesp_oficial- 718842781598083
*Certificado de participação será retirado no dia do evento