Notícias

Gianni Fresu comenta o pensamento de Gramsci, dia 21, em São Paulo

Divulgação Publicado em 11.09.2017

O filósofo italiano Gianni Fresu faz conferência sobre a atualidade do pensamento político de Gramsci no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório do Comitê Central do PCdoB, á Rua Rego Freitas, 192, próximo ao metrô República. O evento constitui uma homenagem aos 80 anos da morte desse importante intelectual e dirigente comunista italiano.

Há 80 anosmorria Antônio Gramsci. Os seus últimos dez anos de vida foram passados nos cárceres fascistas de Benito Mussolini. Gramsci foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália e seu principal dirigente nos anos 1920. Era um homem de ação – esteve à frente do movimento dos conselhos de fábrica de Turim, fundou o jornalL’Ordine Nuovo (A Nova Ordem), foi deputado comunista e combatente antifascista – mas era também um grande intelectual marxista. Deu contribuições importantes e originais à compreensão da realidade italiana e à construção de uma estratégia revolucionária para o Ocidente. Desenvolveu conceitos como os de hegemonia, revolução passiva, intelectual orgânico etc. O líder comunista italiano Palmiro Togliatti o definiu como o primeiro leninista do seu país.

Para homenageá-lo, a Fundação Maurício Grabois e outras entidades organizam uma conferência com o professor Gianni Fresu, que tratará do tema O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes.

Fresu é doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino (Itália), especialista no pensamento de Gramsci e, atualmente, leciona filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia. Autor dos livros O diabo na ampola: Antonio Gramsci, a intelectualidade e o partido; Fascismo e história da Itália na interpretação de Gramsci, editados na Itália. Publicou recentemente no Brasil a obra Lenin leitor de Marx: determinismo e dialética na história do movimento operário (Fundação Maurício Grabois e Editora Anita Garibaldi) e prepara-se para lançar Nas trincheiras do Ocidente: Lições sobre fascismo e antifascismo a partir de uma leitura gramsciana.

A atividade ocorrerá no dia 21 de setembro (quinta-feira) às 19 horas no auditório do Comitê Central do PCdoB, Rua Rego Freitas, 192, República na cidade de São Paulo. E será transmitida ao vivo para outros estados.

Os promotores são Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios e portal Vermelho.

 

Serviço

Conferência O Pensamento Político de Gramsci: Hegemonia e Luta de Classes

Conferencista: Gianni Fresu (doutor em Filosofia pela Universidade de Urbino na Itália, professor de Filosofia política na Universidade Federal de Uberlândia)

Data: 21 de Setembro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório do Comitê Central do PCdoB (Rua Rego Freitas, 192 – República)

Transmissão ao vivo para outros estados.

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, União da Juventude Socialista, Barão de Itararé, revista Princípios, portal Vermelho e Comitê do PCdoB da USP.