O presidente da Fundação Maurício Grabois (FMG) e ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, vem à Bahia, neste final de semana, para ministrar palestras nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus. O temário dos debates serão as teses do 14º Congresso do PCdoB, com destaque para a crise política vivenciada no Brasil e o balanço das experiências dos governos Lula e Dilma.

Nesta sexta-feira (15/09), em Conquista, Renato Rabelo participará do debate “Frente Ampla: novos rumos para o Brasil”. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores, às 19h. 

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Ilhéus promove nesse sábado, dia 16, um bate-papo com Renato Rabelo, presidente de honra da sigla em âmbito nacional e também da Fundação Maurício Grabois. O evento acontecerá às 16h, no auditório do Sindicato dos Bancários de Ilhéus.

Josenaldo Cerqueira, presidente do PCdoB local, convida profissionais da imprensa, integrantes de partidos políticos, entidades sindicais e sociedade civil para o encontro. “A vinda de Rabelo para nossa cidade é um ato muito importante para discutirmos o atual cenário político nacional”, comenta.

Baiano de Ubaíra, Rabelo foi presidente, em 1965, da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e teve sua atuação interrompida pela ditadura militar. Assumiu a presidência do PCdoB nacional, em 2001, devido ao licenciamento do histórico comunista João Amazonas, por motivo de saúde. Comandou o partido até 2015, e foi substituído pela deputada federal Luciana Santos, de Pernambuco. 

Sexta, 22, em Vitória (ES)

Na sexta (22), às 18h, ocorre o debate “UM PROJETO DE BRASIL, em defesa da nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais”. Os debatedores serão:

– Renato Rabelo (Presidente da Fundação Maurício Grabois);
– Prof. Dr. Paulo Nakatani (Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFES);
– Renato Casagrande (Presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espírito Santo);

LOCAL: Auditório do LabPetro na UFES (prédio de vidro da Petrobras na UFES atrás dos IC`s e o CCJE).