Notícias

ESPECIAL CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA

Fundação Maurício Grabois Publicado em 06.11.2017

A Revolução Russa, epopeia socialista, maior acontecimento do século XX, protagonizou a primeira experiência de estruturação continuada de um sistema alternativo ao capitalismo. É rico seu legado à classe trabalhadora, aos povos, à humanidade. Subverteu a lógica de exploração de classe, impôs ao próprio capitalismo a temática dos direitos sociais, impulsionou a jornada dos povos contra o jugo colonial, e deu grande contribuição à luta pela emancipação da mulher e contra o racismo. No século XXI, numa realidade marcada por uma prolongada crise do capitalismo, o socialismo é uma força viva e pulsante. A China socialista, por exemplo, descreve um longo ciclo de desenvolvimento soberano e projeta-se como a maior economia do planeta. Está em curso uma nova luta pelo socialismo que brota das contradições e crises do capitalismo contemporâneo e da resistência da classe trabalhadora e dos povos. É a alternativa e perspectiva de um futuro radioso no Brasil e no mundo.

Isaak Brodsky: V.I. Lênin e uma Manifestação (1919)

Leia artigos, poemas e reportagens, veja filmes e imagens que contam com alguma precisão um processo longo e impreciso, que começou meses antes com mulheres que lutavam por pão, paz e terra, e culminou com a tomada do Palácio de Inverno de Petrogrado pelos bolcheviques, derrubando o governo czarista, e instaurando um programa socialista que servisse à dura e atrasada realidade das repúblicas soviéticas. Confira também o Especial sobre a 2a. Guerra Mundial, em que o povo soviético derrotou o nazismo, libertando o mundo da dominação de Hitler. 

DESTAQUES:

 

A Revolução Russa e a nova luta pelo socialismo

Por Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) 

 

 

"O tempo futuro é do socialismo", afirma Luciana Santos

Por Luciana Santos

 

 

 

 

 

A nova luta pelo Socialismo

Por Renato Rabelo 

 

 

 

 

 

Outubro de 1917 - irrepetível, mas vigente

Por José Reinaldo Carvalho

 

 

 

 

 

 

Rússia, 1917. Grandiosa experiência histórica

Por João Amazonas

 

 

 

 

 

 

O significado histórico da Revolução de Outubro

Por Domenico Losurdo

 

 

 

 

ESPECIAIS

 

 Revolução Russa, o século XX começa em 1917 

 

2 de maio de 1945 - vitória do socialismo sobre o nazismo

 

 

 

 

 

POEMA - Vladimir Ilitch Lenin (trecho)

No centenário da Revolução Russa, leia um trecho do canto épico de Vladimir Maiakovski dedicado a Lenin e à Revolução socialista de Outubro, publicado originalmente na revista Princípios. Lênin foi o chefe, Maiakovski, o poeta desse acontecimento que abalou o século XX e que reverbera com luzes de esperança nesse céu tormentoso da contemporaneidade. O longo e belo poema foi traduzido direto do russo pela professora Zoia Prestes. Aa ilustrações são da artista plástica Mazé Leite. O livro pode ser adquirido no portal eletrônico da editora Anita Garibaldi.