– Uma multidão foi às ruas na tarde de ontem (30) na Nicarágua em um ato convocado pelo governo de Daniel Ortega em defesa da paz. Outra multidão esteve em uma marcha convocada pela igreja contra o Governo.

– Havana realiza hoje seu tradicional desfile pelo 1º. de maio. Desta vez com Miguel Díaz-Canel na Presidência.

– Atividades políticas, artísticas e culturais ocorridas ontem (30) na Plaza de Mayo em Buenos Aires, na Argentina, marcaram a passagem dos 41 anos da primeira marcha das Madres de Plaza de Mayo.

– Com a chegada do mês de maio aproximam-se as eleições presidenciais na Venezuela (20/05) e na Colômbia (27/05).

 

Primeiro de Maio em Havana, hoje

– Bolívia tem hoje possivelmente a menor taxa de desemprego da América do Sul. A taxa era de 8,1% em 2005 e está em 4,5% (dados de 2017). Segundo o Ministério da Economia da Bolívia, a taxa de desemprego urbano em 2016 era de 5,2% no Peru; 6,8% no Chile e no Equador; 7,5% na Venezuela; 7,7% no Paraguai; 8,2% no Uruguai; 8,5% na Argentina; 10,3% na Colômbia e 13% no Brasil.

– Foi aprovada ontem (30) na Câmara dos Lordes britânica uma emenda ao projeto do Brexit que dá direito ao parlamento inglês de impedir o governo de deixar a União Europeia na ausência de um acordo (e a depender de qual acordo) com Bruxelas. Foram 335 votos contra 244. A emenda ainda vai a voto na Câmara dos Comuns. Primeira Ministra Theresa May prometeu uma “robusta” resposta do governo ao que considerou um ataque à sua condução do processo do Brexit.

– Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, visitará a Coreia do Norte na próxima semana. Kim Jong-un se comprometeu a desativar até maio seu programa nuclear.

– Trump sugeriu o mesmo local onde os presidentes das duas coreias se reuniram, na fronteira ao lado sul, para seu encontro com Kim Jong-un.

– Cresce tensão entre Israel e Irã, após acusações do premiê israelense Benjamin Netanyahu de que teria provas sobre um Programa Nuclear secreto iraniano.

Resultado de imagem para israel trump gif 

– Da Nigéria, onde se encontrava, Trump apoiou declarações de Netanyahu e disse que está 100% certo sobre o Irã. Ele tem até 12 de maio para decidir se os EUA retomarão as sanções econômicas contra o Irã, rompendo o acordo de 2015.

– Já Macron se comprometeu com o governo iraniano a trabalhar nas próximas semanas pela manutenção do acordo nuclear de 2015.

– Manifestantes se reuniram ontem nas ruas de Moscou (imprensa fala em 8 mil pessoas) para protestar contra a proibição do uso do Telegram e aumento da vigilância nas redes. Irã também proibiu uso do Telegram. O Telegram foi criado pelo russo Pavel Dourov e é considerado um dos mais seguros aplicativos de mensagens criptografadas do mundo.

– Uma caravana de cerca de 2000 pessoas provenientes de países da América Central, que saiu em caminhada em março do sul do México com direção aos EUA, chegou ao seu destino. Cerca de 200 pessoas completaram todo o percurso e tentam asilo em território americano. Ao ser informado sobre a caravana, ainda em abril, Trump escreveu em caixa alta na sua conta do Twitter: Precisamos do muro!

– A Rússia lançou, através da estatal Rosatom, a Akademik Lomonsov, a primeira usina nuclear flutuante, que produzirá energia para plataformas de extração de petróleo. Seus reatores tem capacidade para fornecer eletricidade para um total de 200 mil pessoas. Greenpeace a chama de “Chernobyl flutuante”.

– Viralizou pela internet e causou mal estar nas forças armadas da Argentina um vídeo do último sábado (28) em que a banda musical da Força Aérea tocou, entre outras, “God save the Queen” em evento na Embaixada Britânica. Neste 1º. de maio comemora-se o “batismo de fogo” da aviação argentina ocorrido em 1982 durante a Guerra das Malvinas.

– Tesoureiro do Vaticano será julgado por abuso sexual. Mais alto na hierarquia da igreja católica a sofrer este tipo de julgamento. Cuida das finanças da igreja católica desde 2014, a convite do Papa Francisco.

Resultado de imagem para papa francisco gif