Notícias

Livro 'Reforma e crise política no Brasil' será lançado no CEDEM

Cedem/Unesp Publicado em 26.02.2019

Acontece no dia 28 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, o lançamento do livro Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT, escrito pelo cientista político Armando Boito Jr., Professor Titular da Unicamp. Além da presença do autor, evento reúne os professores João Quartim de Moraes e Augusto Buonicore

Livro: Reforma Política e crise no Brasil

Lançada em conjunto pela Editora Unicamp e Editora Unesp, a obra é resultado de um projeto temático coordenado pelo autor e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O lançamento é precedido de um debate sobre o livro, no qual estarão presentes, além do autor, os professores João Quartim de Moraes e Augusto Buonicore.  

Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT resulta de pesquisa original desenvolvida ao longo dos últimos anos. Nele, o autor examina o processo político brasileiro no período dos governos liderados pelo PT e da crise política do impeachment. Boito Jr. sustenta que os conflitos partidários, ideológicos e institucionais estão vinculados aos conflitos distributivos de classe presentes na sociedade brasileira.

O livro mostra que a política neodesenvolvimentista dos governos do PT priorizou os interesses da burguesia interna brasileira e se apoiou numa frente ampla e heterogênea que abarcou a baixa classe média, a classe operária, o campesinato e os trabalhadores da massa marginal. A oposição, encabeçada pelo PSDB e orientada por uma plataforma neoliberal extremada, é caracterizada como representante do capital financeiro e produtivo internacional e da fração da burguesia brasileira integrada a esse capital.

A base de apoio desses segmentos burgueses foi, acima de tudo, a camada superior da classe média. Quando esse campo neoliberal iniciou uma ofensiva política restauradora, teve o seu sucesso facilitado pelas contradições e defecções da frente política que apoiava o governo. Os conflitos de classe intensificaram-se, originando embates institucionais e ideológicos que polarizaram, de modo inusual, a sociedade brasileira, abalando a democracia consagrada na Constituição de 1988.

Sobre o palestrante:

Prof. Dr. Armando Boito Jr. – Professor titular de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas, editor da revista Crítica Marxista e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Sobre os debatedores:

Prof. Dr. João Quartim de Moraes – Doutor pela Fondation Nationale of Science Politique, da Academia de Paris; professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos e livros nas áreas de história da filosofia antiga, teoria política, materialismo, marxismo, instituições brasileiras, entre outros temas.

Prof. Dr. Augusto Buonicore - Historiador com mestrado em Ciência Política pela Unicamp; presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois e autor dos livros: Marxismo, história e a revolução brasileira: encontros e desencontros; Meu Verbo é Lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas e Linhas Vermelhas: marxismo e os dilemas da revolução, todos publicados pela Editora Anita Garibaldi.

Debate com apoio do Cedem:

Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT
Data e horário: 28/02/2019, 5ª feira, a partir das 14 horas;
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: https://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
https://www.facebook.com/CedemUnespOficial