O colóquio foi uma realização conjunta do PCdoB, do Partido dos Trabalhadores (PT), e das fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo. O representante chinês mostrou um panorama bastante otimista do país, apesar dos efeitos da crise econômica internacional. Liu Jiayi disse que a China vive uma situação de “nova normalidade”, um ajuste diante da desaceleração mundial.

O objetivo é manter as condições para melhorar a qualidade de vida do povo, o que vem sendo conseguido dentro das expectativas e metas traçadas. O dirigente chinês explicou que a renda per capta do pai ainda é muito inferior à dos países desenvolvidos. Segundo ele, dentro dessa “nova normalidade” o essencial é a melhora da qualidade da produção, impulsionada pela inovação tecnológica.

O desenvolvimento estável chinês baseado em bons fundamentos, afirmou ele, tem como meta chegar em 2020 com a renda per capta dobrada em relação a 2010. Para isso, o país deve crescer acima de 6,5% ao ano para suportar a demanda interna e a competição internacional. Outro objetivo é a correção de desigualdades regionais , além da proteção ambiental. Para o êxito desse processo, disse Liu Jiayi, conta muito o fato de a China ter um sistema político maduro.   

Os trabalhos foram coordenados pelo secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, Augusto César Buonicore. Segundo ele, o colóquio mostrou um panorama da China bem razoável. “Não dá para crescer 10% ao ano para sempre. A China está preferindo buscar taxas de crescimento entre 6,5% e 7% mas ter seu povo mais feliz. O ‘baixo crescimento’ atual faz parte dessa estratégia”, afirmou.

Antes da palestra, Liu Jiayi, que também é subsecretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), e sua comitiva tiveram um encontro com a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, e o vice-presidente, Walter Sorrentino.

A delegação contou com membros do Comitê Central do PCCh, Além de Liu Jiayi, estavam presentes Zhang Yansheng, Secretário-Geral do Comitê Acadêmico da Comissão para o Desenvolvimento e Reforma; Wang Heming, Subdiretor-geral do Birô do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China do CCPCC; Chen Xiaoling, Chefe de Divisão, do Birô da América Latina do Departamento Internacional do CCPCC; Ye Boran, Primeiro-Secretário do Birô do Departamento Internacional do CCPCC e Zhou Xiangmeng, Secretário-Adjunto do Birô da América Latina do Departamento Internacional do CCPCC.