A obra Marx e a dialética da sociedade civil, lançada em 2014 pela Oficina Universitária da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, com apoio da Capes e Cultura Acadêmica Editora, resulta do V Seminário Internacional de Teoria Política do Socialismo, realizado na FFC por iniciativa do Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do trabalho e do Instituto Astrojildo Pereira.

Organizado pelo professor da FFC Marcos Del Roio, o livro busca divulgar o resultado do seminário, realizado de 12 a 16 de agosto de 2013, visando contribuir para o resgate da obra de Marx.

O trabalho está dividido em cinco partes. A parte 1 trata das Obras Completas de Marx & Engels; a seguinte, aborda os temas alienação e emancipação; a 3, proletariado e revolução; a parte 4, fala da dialética do Capital; e a 5, sobre o fim do Estado.

Para o organizador, trata-se de um livro instigante, composto pela participação de autores qualificados e que cobre um cenário de reflexão bastante aprofundado.

Assinam a coletânea os seguintes autores: O organizador Marcos Del Roio é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Professor Titular de Ciência Política na FFC; Marcello Musto é doutor em Filosofia pela Universidade de Nápoles, Itália, e professor de Sociologia na Universidade de York, Canadá; Mauricio Vieira Martins é doutor em Filosofia pela PUC-RJ e professor de Sociologia na UFF; Mauro Luis Iási é doutor em História pela PUC-SP e professor da Escola de Serviço Social da UFRJ; Paulo Denisar Fraga é mestre em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia na UFAL, Alfenas; Paulo Douglas Barsotti é doutor em História Econômica pela USP e professor da FGV; Pedro Leão da Costa Neto é doutor em Filosofia pela Universidade de Varsóvia, Polônia, e professor de Filosofia na Universidade Tuiuti do Paraná; Roberto Fineschi é doutor em Filosofia pela Universidade de Siena, Itália, e professor na mesma instituição.

Acesse o livro gratuitamente em:
http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/marx-e-a-dialetica_ebook.pdf