“O Brasil diversificou parcerias, abriu fronteiras comerciais e diplomáticas, interveio com peso na cena mundial e tornou-se peça fundamental na geopolítica regional”. Essa frase resume um pouco o comportamento da política externa do país.

O trecho foi retirado do livro Uma Nova Política Externa: 2003-2013, que é resultado de um profundo estudo do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais – composto por uma série de entidades, partidos políticos, organizações não-governamentais, instituições acadêmicas, de pesquisa e de governo – em pareceria com a Universidade Federal do ABC. Trata-se de uma coletânea de reflexões reunidas durante uma conferência nacional.

Organizada por Gilberto Maringoni, Giogio Romano Schutte e Gonzalo Berron, a obra separa os eixos de atuação da política externa brasileira em dois: 1. A busca de maior autonomia e protagonismo no plano internacional e; 2. A ênfase na integração regional, especialmente sul-americana. Para facilitar a leitura, os autores apresentam ainda a síntese das principais palestras e um resumo dos demais debates da conferência, realizada no mês de junho do ano passado.

Em uma outra abordagem, o livro Política Externa e o Poder Legislativo no Brasil pós-Redemocratização busca mapear a atuação de deputados federais e senadores na deliberação de proposições legislativas relativas à política externa.

Segundo Simone Diniz, organizadora da coletânea que conta com sete capítulos, “os textos compilados neste livro representam uma importante contribuição para o debate sobre a atuação de nossos representantes em política externa, um tema que mercê a atenção da ciência política brasileira”.

Ambos os títulos ajudam a conformar uma análise profunda em política de Relações Exteriores no Brasil.

Informações:

Título: Política Externa e o Poder Legislativo no Brasil Pós-Redemocratização
Organizadora: Simone Diniz
Editora: EdUfscar

Título: Uma Nova Política Externa: 2003 – 2013
Organizadores: Gilberto Maringoni, Giorgio Romano Schutte e Gonzalo Berron
Editora: UFABC

Portal Vermelho