Resenhas

Legado e lições da Revolução Russa

Osvaldo Bertolino Publicado em 23.03.2017

No livro “100 anos da Revolução Russa — legado e lições” está uma ampla análise do processo histórico de conquistas civilizatórias, como o acelerado crescimento econômico e progresso social, as transformações políticas revolucionárias, a evolução científica e vigor cultural — aspectos essenciais do projeto socialista que vicejou nesta primeira experiência do socialismo no mundo.

A obra analisa, igualmente, limitações, erros e insuficiências que levaram a União Soviética à derrota e a desintegração em 1991. Em 22 artigos, abrangendo um conjunto de pesquisadores e estudiosos, o livro prospecta informações, análises, aponta contradições, considerando as condicionalidades históricas.

Outro papel do livro é o de, a partir das lições da experiência da URSS, lançar luzes sobre a nova luta pelo socialismo que se descortina no século XXI. Com esse livro, a Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi oferecem um acervo de textos que além de explicitar o imenso legado da Revolução Russa à humanidade, sublinham que na contemporaneidade o socialismo renovado com as lições da história desponta como alternativa para os  povos e os trabalhadores ante um capitalismo em grave crise.

Título: 100 anos da Revolução Russa — legado e lições

Organizadores: Adalberto Monteiro e Osvaldo Bertolino

Editora: Anita Garibaldi

Páginas: 362

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR