Título: “Governos Lula e Dilma: o ciclo golpeado — contexto internacional, realizações, lições e perspectivas”
Organizadores: Renato Rabelo e Adalberto Monteiro
Editora: Anita Garibaldi

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

A complexa tarefa de avaliar o ciclo de governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, enfrentada no livro “Governos Lula e Dilma: o ciclo golpeado — contexto internacional, realizações, lições e perspectivas”, engloba aspectos históricos, conjunturais e conceituais. Dez artigos analisam seus principais aspectos, inseridos na conjuntura internacional, com contribuições de diferentes olhares — quadros partidários, professores universitários, especialistas em vários temas. Buscam compreender o significado daquela experiência, procurando situar os acontecimentos em seus devidos contextos.

A síntese dessa abordagem é um painel que mostra o ciclo Lula-Dilma como acontecimento de grande amplitude, de notável legado ao país e ao povo, resultado do protagonismo da esquerda à frente de governo nacional constituído de construções políticas amplas, embora com limitações ditadas pelas circunstâncias da época — além de erros e insuficiências. O livro segue os esforços do campo político democrático de situar os diagnósticos das causas do golpe que interrompeu esse ciclo.

O livro lida com o tema da perspectiva, das saídas para o Brasil se livrar da instabilidade, da crise entre os poderes, da criminalização da atividade política, da recessão econômica, do desemprego. Quais as alternativas face ao retrocesso provocado pelo golpe? Quais caminhos conduzirão o país à retomada do desenvolvimento soberano, com democracia e progresso social? Questões para as quais são apresentadas preciosos pontos de partida.

Título: 100 anos da Revolução Russa — legado e lições
Organizadores: Adalberto Monteiro e Osvaldo Bertolino
Editora: Anita Garibaldi

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

No livro “100 anos da Revolução Russa — legado e lições” está uma ampla análise do processo histórico de conquistas civilizatórias, como o acelerado crescimento econômico e progresso social, as transformações políticas revolucionárias, a evolução científica e vigor cultural — aspectos essenciais do projeto socialista que vicejou nesta primeira experiência do socialismo no mundo.

A obra analisa, igualmente, limitações, erros e insuficiências que levaram a União Soviética à derrota e a desintegração em 1991. Em 22 artigos, abrangendo um conjunto de pesquisadores e estudiosos, o livro prospecta informações, análises, aponta contradições, considerando as condicionalidades históricas.

Outro papel do livro é o de, a partir das lições da experiência da URSS, lançar luzes sobre a nova luta pelo socialismo que se descortina no século XXI. Com esse livro, a Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi oferecem um acervo de textos que além de explicitar o imenso legado da Revolução Russa à humanidade, sublinham que na contemporaneidade o socialismo renovado com as lições da história desponta como alternativa para os  povos e os trabalhadores ante um capitalismo em grave crise.

 

CONHEÇA E ADQUIRA OUTROS NOVOS LANÇAMENTOS DE 2017 DA EDITORA ANITA GARIBALDI