Resenhas

"Por que a guerra?" será lançado, dia 19, em Recife

Divulgação Publicado em 30.08.2018

A história da violência entre os homens é contada e analisada em ensaios de 18 autores, desde as batalhas gregas até a ciberguerra. Livro será lançando no dia 19 de setembro, às 19h, na Saraiva do Shopping Riomar, no Pina, Recife.

O que causa as guerras e como elas podem ser evitadas? O livro Por que a guerra?, organizado pelos professores Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster Sousa Leão, revela como a preocupação com o tema tem origens longínquas, remetendo a reflexões desenvolvidas de forma ininterrupta pela humanidade desde a Antiguidade, tanto no Mundo Ocidental quanto Oriental.

Os 17 capítulos da obra examinam de forma multifacetada a evolução dessas reflexões e desses estudos até os dias de hoje, incluindo visões da guerra do futuro alimentadas por projeções acadêmicas e artísticas neste início de novo milênio.

Em tempos de crescente turbulência e incerteza no sistema internacional, trata-se de obra indispensável para orientar e iluminar nossa inquietação com a "marcha da insensatez" em curso no mundo.

Este livro reúne ensaios de Aline Tedeschi da Cunha, Ángel Pablo Tello, Antônio Elíbio, Armando Bittencourt, Dilton Maynard, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Francisco Eduardo Alves de Almeida, Gracilda Alves, Guilherme Moerbeck, José Maria Gomes de Souza Neto, Kalina Vanderlei, Karl Schurster de Sousa Leão, Marcelo Bastos de Souza, Norma Musco Mendes, Paulo Possamai, Rafael Pinheiro de Araújo e Ricardo Pereira Cabral.