Um dos mais respeitados filósofos marxistas da atualidade, Domenico Losurdo é, desde 1988, presidente da “Sociedade internacional Hegel-Marx para o pensamento dialético”, além de membro fundador da “Associação Marx Século XXI”. Atualmente leciona filosofia da história na Universidade de Urbino. Possuiu uma obra monumental e é um dos estudiosos italianos mais traduzidos no mundo.
Veja a programação:

São Paulo
Dia 10/06 (Quarta)
, às 20h – Lutas de classe: sindicalismo, partidos e movimentos sociais Com Domenico Losurdo, debatendo com André Singer e Ruy Braga. Breno Altman (mediação)
Local: Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Realização: Boitempo e SESC

Dia 13/06 (sábado), às 14h. 
Conferência “Marx e o balanço histórico do século 20” e lançamento dos livros “Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial, no Centro Universitário Fundação Santo André
Local: anfiteatro da Faculdade de Filosofia (FAFIL), na Avenida Príncipe de Gales, 821, Vila Príncipe de Gales, Santo André.
Realização: Fundação Maurício Grabois e Boitempo
Apoio: Colegiado de Ciências Sociais da Fundação Santo André, Seção Paulista da Fundação Maurício Grabois

Dia 15/06 (segunda-feira), às 19h.
Palestra “Lênin, o imperialismo e as guerras” e lançamento dos livros “Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial.
Local:  Rua Rego Freitas, 192, auditório no 6º andar, Centro, São Paulo (SP).
Realização: Fundação Maurício Grabois, Boitempo e Sociedade Amigos de Lênin (SAL)
Apoio: Seção Paulista da Fundação Maurício Grabois

Dia 16/06 (terça–feira), às 19h:
Conferência “A luta de classes: uma história política e filosófica” e lançamento dos livros “Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial.
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sala 117A , na Rua Monte Alegre, 894, Perdizes, São Paulo (SP).
Realização: Fundação Maurício Grabois e Boitempo
Apoio: Seção Paulista da Fundação Maurício Grabois, Editora Revan, APROPUC – Associação de Professores da PUC-SP, NEAM-Núcleo de Estudos e Aprofundamento Marxista, NEILS – Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais, NEHTIPO – Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder, HIMEPE – História, Memória e Pensamento Econômico, CEHAL – Centro de Estudos de História da America Latina e NETRAB – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Profissão.

Maranhão
Dia 18/06 (quinta-feira), às 16h30min.
Conferência magna na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) “Marx e o balanço histórico do século 20” e lançamento dos livros “Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial.
Local: auditório Central da UFMA, prédio da Reitoria, São Luis (MA).
Realização: Fundação Maurício Grabois, Boitempo e UFMA.

Rio de Janeiro
Dia 22/06 (segunda-feira)
, às 19h.
Conferência “Marx e o balanço histórico do século 20” e lançamento dos livros “Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial, na sede do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ).
Local: Avenida Rio Branco, 109, Rio de Janeiro (RJ).
Realização: Fundação Maurício Grabois, Seção Grabois -RJ, Boitempo, Corecon-RJ e Editora Revan.

Dia 23/06 (terça-feira), às 18h
Lançamento dos livros “A hipocondria da antipolítica: história e atualidade da análise de Hegel”, da Editora Revan,“Marx e o balanço histórico do século 20”, da Editora Anita Garibaldi/ Fundação Maurício Grabois, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial.
Local: Sala 318 do Bloco D da Faculdade de Educação no Campus do Gragoatá da UFF, Niterói
Realização: Fundação Maurício Grabois, Seção Grabois (RJ), Boitempo e Editora Revan.