Um mergulho nesse importante episódio da história contemporânea brasileira, que antecedeu o período mais sombrio da ditadura militar. 

Desde 1826, quando foi realizada a sua primeira sessão legislativa, a Câmara teve o cuidado de preservar os registros dos trabalhos e discursos dos parlamentares. A exceção ficou para 12 de dezembro de 1968, dia anterior ao Ato Institucional Nº 5.

Essa documentação histórica estava desaparecida e tida como destruída. Parte dela sobreviveu ao governo militar porque foi guardada pela funcionária pública, hoje pesquisadora, Ana Lúcia Brandão. Quando ela se sentiu segura para trazer a público a documentação. AI-05 – O Dia que Não Existiu, sob direção do jornalista Paulo Markun, é um documentário baseado nessa papelada histórica.

O documentário resgata, por exemplo, o histórico discurso do então deputado federal pelo MDB, Mario Covas, que pedia que a Câmara negasse licença para processar o deputado Márcio Moreira Alves por criticar o governo militar. A vitória foi garantida e se transformou no estopim para que fosse baixado o AI-05 no dia seguinte.

Atores como Tonico Pereira reconstituem aquela sessão legislativa. AI-05 – O Dia que Não Existiu é didático e mescla imagens e áudio reais da época à simulação feita por atores.

Documentário lançado em 2011

Direção Geral: Paulo Markun

Direção Artística: Adélia Sampaio

Realização: Fundação Mario Covas
Apoio: Construtora CVP
Parceiros: TV Cultura / Fundação Padre Anchieta