Vídeos

A teoria da revolução em LÊNIN | Curso com Augusto Buonicore

TV Boitempo Publicado em 30.08.2018

A TV Boitempo dá continuidade à publicação do curso "A teoria da revolução". Ao todo, serão quatro aulas dedicadas a apresentarem as concepções de revolução em quatro figuras clássicas do pensamento crítico revolucionário. Esta aula, ministrada por Augusto Buonicore, discute a teoria da revolução em Vladímir Lênin. As três demais aulas concentram-se nos pensamentos de Karl Marx, Michail Bakunin e Rosa Luxemburgo, e são ministradas respectivamente por Mauro Iasi Acácio Augusto e Isabel Loureiro. Bons estudos!

Pensar a revolução ou em revoluções torna-se cada vez mais inevitável, em meio a uma profunda e prolongada crise estrutural do capitalismo, provocada por fatores que Karl Marx descrevia já século 19. Momento oportuno, portanto, para conhecer e avaliar o pensamento dos principais teóricos que ao longo dos anos influenciaram pensadores e ativistas ao redor do mundo. Contribuindo para disseminar suas ideias, o Salão oferece este ano o curso "A teoria da revolução". Além de Marx, Lenin e Rosa Luxemburgo, o curso aborda as concepções de Mikhail Bakunin, um dos anarquistas mais proeminentes da história.

Teoria da revolução em LÊNIN
Aula ministrada por Augusto Buonicore, historiador e presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois.

Realizado no contexto do IV Salão do Livro Político, o curso ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho, no teatro Tucarena da PUC-SP.