A obra retrata o seminário homólogo promovido no âmbito do 12º Congresso do PCdoB entre 3 e 5 de abril de 2009 na cidade de São Paulo. O evento serviu de subsídios para a elaboração da proposta do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) do Partido. “A obra é uma forma de disseminar o rico conteúdo das intervenções dos especialistas que participaram do debate”, explica Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois. Segundo ele, no livro está o resultado de um esforço do PCdoB e da Fundação Maurício Grabois para conhecer mais um pouco a realidade brasileira.

No lançamento do livro em São Paulo, Renato Rabelo explicou seu entusiasmo: é apaixonante porque desvendar o Brasil compreende entender a perspectiva de uma nação jovem, una, e que está dando certo. Ao falar sobre a riqueza de elementos recolhidos do seminário para a elaboração da proposta de programa do PCdoB, ele destacou as idéias que situam o debate no processo histórico brasileiro.

Reflexão profunda

Renato Rabelo lembrou que a proposta do NPND insere-se na trajetória do país, que já passou por dois saltos civilizatórios — o primeiro no período da Independência, da Abolição e da proclamação da República; e o segundo iniciado com a Revolução de 1930. Para ele, o Brasil chegou à crise de perspectivas na década de 1980, agravada com o neoliberalismo dos anos 90 que aprofundou os impasses nacionais, e agora precisa descortinar caminhos para um terceiro processo civilizatório.

O economista Carlos Alonso de Oliveira, professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também participou do lançamento em São Paulo. Ele destacou a “reflexão profunda” sobre a realidade brasileira que os palestrantes fizeram durante o seminário e elogiou a iniciativa do PCdoB e da Fundação Maurício Grabois de realizar um plano para o país. Segundo o professor, traçar metas e planejar são iniciativas que ficaram fora de moda com a chegada da hegemonia liberal.

O livro também foi lançado no estande da Anita Garibaldi na Bienal de Livro na cidade do Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro. No dia 18 de setembro foi a vez da cidade de Macapá (AP) lançar a obra.

Desvendar o Brasil
— suas singularidades, contradições e potencialidades é comercializado pela editora Anita Garibaldi, ao preço de R$ 30. Mais informações pelo www.anitagaribaldi.com. br, pelo correio eletrônico [email protected]. br .