O seminário, segundo o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, debaterá o Brasil contemporâneo à luz de  sua formação histórico-social. Ele explica que na ocasião “serão examinadas a situação concreta do desenvolvimento nacional atualmente e também assingularidades que distinguem o Brasil das demais nações”. O conteúdo programático da transição do capitalismo ao socialismo no país será o tema de encerramento do evento, informa Adalberto Monteiro. Ele esclarece que a pauta do seminário conta com cinco eixos principais, cada um com um conjunto de temas. “Os conferencistas terão esse conteúdo como referencial, mas obviamente irão discorrer livremente sobre eles”, diz ele.

Rumos do país
Para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o seminário pode ser considerado um preâmbulo do 12° Congresso do Partido. “Destacados estudiosos do Brasil, especialistas dos temas propostos para discussão, estarão presentes para enriquecer o evento”, diz ele. O seminário, segundo Renato Rabelo, continua com uma pauta que aprofunda temas da atualidade que serão examinados pelo Partido no decorrer dos debates no 12° Congresso. “Será uma oportunidade singular para o Partido se apropriar dos conhecimentos desses especialistas em suas discussões sobre o Brasil”, afirma.

Renato Rabelo destaca ainda que o seminário ocorre no momento em que o debate sobre os rumos do país ganha espaço com o desencadeamento do processo de sucessão do presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 2010. “Desvendar o Brasil neste momento histórico é conhecer aspectos diferenciados do país, do povo brasileiro e das forças políticas que se preparam para este confronto fundamental”, enfatiza o presidente nacional do PCdoB.