Nivel 1

Trabalha com noções gerais, preparando os militantes para o estudo da sociedade e da luta por sua transformação, a partir das características da sociedade brasileira atual e de traços marcantes de sua história. Discute aspectos da exploração capitalista e de sua superação pelo socialismo. Apresenta as linhas gerais da concepção, da estruturação e dos desafios do PCdoB para a realização de seu projeto político, expresso no Programa Socialista.

Nivel 2

Trabalha com conceitos básicos do marxismo-leninismo, preparando os militantes para o estudo da sociedade, particularmente a brasileira.

Introduz elementos das três partes constitutivas do marxismo (a filosofia, a economia política e a teoria do socialismo) e das contribuições de Lênin, no campo teórico e na luta revolucionária.

Desenvolve a compreensão sobre a tática, a estratégia, o programa e a política de organização do PCdoB.

Nivel 3

Debate problemas teóricos e práticos do marxismo contemporâneo, preparando os militantes para o confronto com abordagens a-históricas, reducionistas, não-revolucionárias.

Aprofunda o estudo do marxismo-leninismo e a compreensão sobre a tática, a estratégia, o programa e a política de organização do PCdoB.

Desenvolve estudos sobre o capitalismo e o socialismo na atualidade.

Estuda interpretações acerca da história do Brasil e perspectivas de seu desenvolvimento.

Aborda o debate entre os marxistas brasileiros como parte da realidade (cultural e política) do nosso país.