Decorridos 160 anos do nascimento de José Martí – o herói nacional de Cuba -, a ética martiana, mais do que nunca, apresenta-se como imperiosa necessidade. Não apenas um país ou uma classe social estão ameaçados, mas encontra-se em jogo a existência da própria humanidade.

No momento atual, em que a ciência e seu desdobramento – a tecnologia – são instrumentos das correntes hegemônicas, a busca pela produtividade, a qualquer preço, tem como consequência mais nefasta a falsa ideia de emancipação humana. Segundo Armando Hart Dávalos, um dos ideólogos da revolução cubana, “poderíamos assumir a consigna de liberdade, igualdade e fraternidade, sempre que seja para todos e represente verdadeiramente um equilíbrio, que inclua as grandes maiorias despossuídas”.

Continuamente refletimos sobre Martí como notável pensador de Nuestra América, porém o legado fundamental do apóstolo cubano, acima de tudo, foi um novo entendimento das aspirações humanas. Daí a importância de desmistificá-lo, para que surja a figura do homem, com suas angústias, alegrias, amores e ilusões. Outro erro está em atribuir a Martí uma imagem de indecifrável, daí a necessidade de reafirmar a vigência de sua obra e retirá-lo da lenda e do mármore.

Desde a aspiração revolucionária para salvar a humanidade, torna-se imprescindível uma política culta, guiada pela ideia martiana de “unir para vencer”, que defenda os interesses de todos, não apenas dos que buscam saciar a voracidade material das sociedades baseadas no consumo.

De 4 a 8 de fevereiro ocorre o “Encontro pela União dos Educadores”, no Palácio de Convenções de Havana, Cuba. Este evento é uma excepcional oportunidade dos professores intercambiarem informações e conhecimentos em todas as áreas de atuação, porque congrega 5000 professores de todo o mundo e 3000 professores cubanos de todas as disciplinas, organizado pelo Ministério de Educação da República de Cuba, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A temática do encontro de professores será apresentada em 1096 trabalhos de professores de 26 países.


* Maria do Carmo Luiz Caldas Leite é membro da direção municipal do PCdoB de Santos e esteve em Havana.