Artigos

Lançamento: Teoria das relações internacionais – contribuições marxistas

Publicado em 13.08.2021

O livro Teoria das relações internacionais – contribuições marxistas, organizado por Ana Prestes e Diego Pautasso e editado, em parceria, pela Fundação Mauricio Grabois e as editoras Contraponto e Anita Garibaldi, preenche importante lacuna, pois é notável a ausência de publicações que revelem abordagens sobre a perspectiva marxista das relações internacionais.

Capa do livro Teoria das relações internacionais – contribuições marxistas Foto: Reprodução

Os doze artigos e ensaios formam um panorama composto por dezenove autores que apresentam dois blocos de análise. Por um lado a abordagem dos principais autores marxistas que nas suas obras trataram ou inspiram temas diretos ou correlatos às relações internacionais. Dentre eles Karl Marx, Vladimir Lenin, Antonio Gramsci, Domenico Losurdo, José Carlos Mariátegui, Giovanni Arrighi e David Harvey.

Por outro lado, os temas novos ou já tradicionais das relações internacionais abordados a partir da teoria marxista como: integração regional, ordem mundial, relação centro-periferia, economia do projetamento, China, imperialismo etc.

O “encontro tardio, mas seminal” – como aponta Luís Fernandes, no prefácio notável – é representado de diferentes aspectos e abordagens revelando pluralidade teórica. O esforço de pesquisa e reflexão por parte dos autores desenvolve categorias, que antes caminhavam em paralelo e, que agora constituem uma área nova do conhecimento. Mesmo com esse caráter original, a obra contribui tanto com o público em geral, como para os que lidam diretamente com as relações internacionais e a política exterior.

É possível ver a abrangência dos autores, temas e categorias na apreciação do sumário que segue:

  • Marx e a gênese do sistema internacional moderno, de Luís Fernandes;
  • Da terra ao céu: categorias do materialismo histórico em A ideologia Alemã, de Gianni Fresu;
  • A dialética centro-periferia: a contribuição de Lênin para a análise das relações internacionais contemporâneas, de Rita Coitinho;
  • O imperialismo como sistema complexo de dominação: uma abordagem a partir de Domenico Losurdo, de Diego Pautasso;
  • Imperialismo no Século XXI e o caso da China, de Marcelo Pereira Fernandes;
  • De Gramsci a Arrighi: a construção do conceito de hegemonia mundial, de Ana Prestes;
  • Organizações internacionais: uma contribuição coxiana para a análise da mudança na ordem mundial, de Jaime Cesar Coelho e Miguel Borba de Sá;
  • Começamos por reivindicar, categoricamente, seu direito à terra: José Carlos Mariátegui e a interpretação marxista da questão indígena, de Américo Alves de Lyra Junior
  • O “subimperialismo” brasileiro em perspectiva: uma crítica marxista às teses dependentistas, de Tiago Nogara;
  • Classes Sociais, política externa e integração regional, de Mariana Davi Ferreira e Tatiana Berringer
  • David Harvey e as relações internacionais, de Leonardo Ramos, Marina Scotelaro e Rodrigo Corrêa Teixeira
  • Novos aportes teóricos à Nova Economia do Projetamento, de Elias Jabbour, Alexis Dantas, Carlos Espíndola e Júlio Vellozo.

Livro:
Teoria das relações internacionais – contribuições marxistas
Ana Prestes e Diego Pautasso (Organizadores)
Editora Contraponto, Editora Anita Garibaldi, Fundação Maurício Grabois
321 páginas
2021