A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, neste sábado (5), às 14h, para sua oitava mesa: Reforma agrária e apoio ao pequeno e médio produtor rural. A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.

O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.

Sob mediação da presidenta do Sindicato de Professores de Minas Gerais, Valéria Morato, a mesa de debates será composta pelos convidados João Pedro Stédile (dirigente nacional do MSTe coordenador do Projeto Brasil Popular), Vânia Marques (secretária de Política Agrícola da Contag e mestra em Educação do Campo), João Vicente Goulart (poeta, filósofo, presidente do Instituto João Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB) eCássio Moreira (doutor em economia do desenvolvimento pela UFRGS).

Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:

A Reforma Agrária no contexto das Reformas de Base.

A Reforma Agrária numa época de predomínio do agronegócio.

Reforma Agrária que elimine a grande propriedade territorial improdutiva.

Realizar uma verdadeira Reforma Agrária e apoiar o pequeno e médio produtor rural para aumentar o bem estar no campo e produzir alimentos para as populações urbanas.

Captar parte da renda da terra apropriada pelo agronegócio para usar no desenvolvimento nacional.

Fomentar a produção nacional de insumos, adubos, implementos e máquinas agrícolas, além de criar a Empresa Brasileira de Comércio Exterior, a fim de barrar a dependência do pequeno e médio produtor rural em relação às transnacionais.  

SERVIÇO:

AGENDA: 5 de maio, 14h (Sábado)

TEMA: Reforma agrária e apoio ao pequeno e médio produtor rural (mesa 8)

EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

Mediação: Valéria Morato, presidenta do Sindicato de Professores de Minas Gerais,

João Pedro Stédile (dirigente nacional do MSTe coordenador do Projeto Brasil Popular),

Vânia Marques (secretária de Política Agrícola da Contag e mestra em Educação do Campo),

João Vicente Goulart (poeta, filósofo, presidente do Instituto João Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB),

Cássio Moreira (doutor em economia do desenvolvimento pela UFRGS).