Os 92 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ocorrem em meio a uma série de outras efemérides importantes para a memória da redemocratização do Brasil. Este é o motivo pelo qual a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) tomou a iniciativa de instalar a exposição “O PCdoB e a redemocratização do Brasil”, elaborada com apoio da Fundação Maurício Grabois.

“Queremos marcar o aniversário do Partido dentro da luta democracia de hoje”, afirmou ela ao portal Grabois. Conforme explicou, a exposição vai historiciar a participação comunista na Constituinte, que completa 25 anos, na luta armada contra a ditadura aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia. “Num contexto de atos que lembram os 50 anos do Golpe Militar, queremos também demarcar a presença do partido nas lutas democráticas atuais”, afirmou Jandira.

A exposição ocorre uma semana antes do ato dos 50 anos do Golpe, que ocorre tanto em São Paulo, quanto na Câmara dos Deputados.  Ainda esta semana, o PCdoB tem presença firme nos debates sobre eleições limpas, quando a Coalizacao da Reforma Política se reúne para discussões que são caras ao Partido e à redemocratização do país.

No texto de abertura da exposição, o presidente da Fundação Mauríco Grabois ressalta o contexto de memória dos horrores da ditadura como contexto em que os painéis fotográficos ganham profundidade. Segundo ele, a aprovação da Lei da Anistia, em 1979, a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985 e a proclamação da “Constituição Cidadã” em 1988 foram acontecimentos da vida política nacional que só foram possíveis pela resistência democrática, constituída por uma frente ampla, que enfrentou e derrotou a ditadura. “Os comunistas foram atores destacados desta jornada heroica. Quase uma centena de militantes do PCdoB deu a vida para que o Brasil pudesse se livrar das trevas do arbítrio”, diz Monteiro, em texto reproduzido na íntegra, abaixo.

LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO O PCdoB E A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL

A Câmara dos Deputados convida para o lançamento da Exposição: O PCdoB e a Redemocratização do
Brasil, a se realizar no dia 25 de março de 2014, terça-feira, às 16 horas, no Espaço do Servidor – Anexo II
da Câmara dos Deputados.

Exposição: Partido Comunista do Brasil, 92 anos

Fiel aos seus fundamentos democráticos, e reconhecendo a importância do protagonismo de quase um século dos comunistas na vida política nacional, a Câmara dos Deputados abriga novamente uma importante exposição organizada pela Fundação Maurício Grabois, desta vez por ocasião dos 92 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil. Iniciativa idealizada pela líder do Partido nesta Casa, a deputada federal Jandira Feghali.

O aniversário do PCdoB, neste 25 de março de 2014, é celebrado no mesmo momento em que a Nação promove um resgate histórico importante ao debater em várias frentes o significado e as consequências do truculento golpe militar de 1964 que ceifou a democracia brasileira durante 21 anos.

A reconquista da democracia teve entre seus símbolos dois eventos dos quais este Congresso Nacional foi protagonista: a aprovação da Lei da Anistia, em 1979, a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985 e a proclamação da “Constituição Cidadã” em 1988. Estes dois acontecimentos da vida política nacional só foram possíveis graças ao abnegado empenho da resistência democrática, constituída por uma frente ampla, que enfrentou e derrotou ditadura. Os comunistas foram atores destacados desta jornada heroica. Quase uma centena de militantes do PCdoB deu a vida para que o Brasil pudesse se livrar das trevas do arbítrio.

A história de lutas dos comunistas, e sua contribuição para a construção de um país soberano, justo e solidário, remonta ao início do século 20 e perpassa toda a saga brasileira desde então, mesclando-se com a história do próprio país. Os quadros desta exposição retratam alguns momentos marcantes da trajetória desse que é não apenas o mais antigo partido do país como também um dos que com lutas, ideias e realizações ajudaram a construir o Brasil.

Brasília, março de 2014
Adalberto Monteiro
Presidente da Fundação Maurício Grabois