Ontem, o governo da Venezuela promoveu uma homenagem ao líder no Quartel da Montanha, onde o corpo de Chávez foi sepultado Foto: Reuters Ontem, o governo da Venezuela promoveu uma homenagem ao líder no Quartel da Montanha, onde o corpo de Chávez foi sepultado Foto: Reuters

​O presidente venezuelano Hugo Chávez recebeu nesta quinta-feira uma homenagem póstuma em Cuba com a instalação de um busto nas montanhas de Sierra Maestra, no sudeste da Ilha. O local é emblemático porque foi onde Fidel Castro iniciou a luta guerrilheira em 1956.

O busto, feito de resina e fibra de vidro, foi colocado junto a outro do libertador venezuelano Simón Bolívar no Pico Caracas, uma das montanhas mais altas de Sierra Maestra, em uma cerimônia que teve a presença do embaixador da Venezuela em Cuba, Edgardo Ramírez, assinalou a agência cubana Prensa Latina.

“Os que amam a pátria venham comigo” é a inscrição no pedestal de dois metros de altura que sustenta o busto de Chávez na região de onde Fidel Castro iniciou uma guerrilha de 25 meses contra o ditador Fulgencio Batista, que o levou ao poder em 1º de janeiro de 1959.

Segundo a agência de notícias Prensa Latina, a homenagem a Chávez, morto no dia 5 de março passado após uma longa batalha contra o câncer, foi uma iniciativa de um grupo ecológico da região. Em Sierra Maestra também estão as esculturas do herói nacional José Martí, do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara e de Carlos Manuel de Céspedes, pai da pátria cubana.