Para tratar de todos os aspectos deste debate, Princípios traz entrevistas e artigos com vários especialistas e autoridades que lidam diretamente com a educação.

Uma entrevista com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, abre a revista apresentando dados que mostram os importantes avanços na área e também os desafios para melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Artigo dos presidentes da UNE, da Ubes e da ANPG destaca a necessidade de ampliar as fontes de investimento na educação e buscar um projeto transformador para o setor.

Esta edição traz também importantes contribuições de reitores de universidades públicas como a reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli Neder; o reitor da UFOP, João Luiz Martins; o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e o reitor da UEPB, Antonio Rangel Junior. Nesses artigos temos um pouco da dimensão da expansão e dos avanços educacionais e científicos que foram conquistados na última década, não deixando de fora as necessidades e perspectivas para se dar continuidade às conquistas.

Ainda sobre as universidades públicas e o papel no desenvolvimento nacional temos uma análise dos indicadores de evolução da educação superior no Brasil com o professor da UnB, Murilo Silva de Camargo.

Outros artigos abordam a necessidade de uma reforma educacional profunda e focada num amplo e sólido desenvolvimento nacional. Tratam deste tema em seus artigos o professor emérito da Unicamp, Dermeval Saviani; o historiador e professor de História, Altair Freitas e a deputada federal (PCdoB/PE) Luciana Santos.

A professora de Educação da PUC/SP e presidente da Contee, Madalena Guasco Peixoto, aborda uma questão importante deste debate: o papel da educação privada.

A experiência de políticas públicas voltadas para a educação é compartilhada nos artigos do secretário municipal de Educação de Rio Branco (AC), Márcio Batista e na entrevista de Joane Vilela, ex-secretária de Educação de Foz do Iguaçu (PR).

Temos também uma interessante análise histórica das relações entre política e ciência, particularmente na área da Física, escrita pelo professor e físico Olival Freire Jr.

Da redação temos os artigos “Comissão da UNE soma esforços para esclarecer crimes da ditadura”, sobre a Comissão da Verdade criada pela entidade e “Estudantes e reforma universitária: do manifesto de Córdoba aos dias atuais”, sobre o último Congresso Nacional de Entidades de Base da UNE (Coneb).

A doutora em Educação Fabiana Costa nos traz parte de sua tese sobre os bolsistas do ProUni e suas perspectivas, no artigo “O ProUni e seus egressos: perspectivas sobre qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho”.

Outro interessante artigo que faz uma abordagem mais histórica da educação é o do professor da UFBA e membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira, João Augusto de Lima Rocha, no artigo “O projeto original da UnB e a modernização da universidade brasileira”.

Outros temas

Centrais sindicais retomam mobilização” é um artigo de Nivaldo Santana, secretário sindical Nacional do PCdoB e vice-presidente da CTB, que aborda a mobilização das centrais sindicais em torno de bandeiras desenvolvimentistas.

Uma reportagem sobre o Encontro de prefeitos e vices do PCdoB, ocorrido em janeiro, também comparece nesta edição.

Outro assunto que está na ordem do dia é a luta por um novo marco regulatório para as comunicações. O tema é abordado pela jornalista e secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli, no artigo “A batalha estratégica da comunicação”.

Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, nos fala sobre o encontro dos Partidos Comunistas em Beirute (capital do Líbano) e o fortalecimento da luta socialista contra a crescente agressividade imperialista no artigo “Partidos Comunistas impulsionam lutas populares e anti-imperialistas no mundo”.

Sobre a produção cinematográfica brasileira temos o interessante artigo do cineasta Vandré Fernandes, que relata as exitosas experiências do cinema regional, particularmente de Pernambuco.

Nesta edição temos ainda as resenhas do professor da UnB, Remi Castioni, um dos organizadores do livro “Diálogos entre Anísio e Darcy” e outra sobre o livro “Uma pausa para Martiniano passar a Coluna”, de Martiniano J. Silva.

———–
Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]
http://www.anitagaribaldi.com.br