Na saudação de abertura, o presidente da Fundação Maurício Grabois, salientou que o livro “tem o objetivo de oferecer ao leitor de língua portuguesa o esboço inicial da obra de Losurdo, um dos mais importantes autores marxistas de seu tempo”.

João Quartim de Moraes, disse que a perenidade da obra de Losurdo depende do que vamos fazer dela. “Na Itália, muitos pesquisadores e intelectuais que estão dispostos e decididos manter a perenidade na prática, mantendo a sua obra no centro da reflexão socialista e no combate ao imperialismo”. 

Quartim destacou que, para Losurdo, a luta ideológica tem uma centralidade fundamental. Para o marxista italiano, “a luta ideológica está enraizada no vocabulário político, não existem palavras políticas inocentes, todas elas estão carregadas de ideologia”. 

Outro estudo importante de Losurdo, segundo o organizador do livro, é sobre o totalitarismo, ao mostrar a instrumentalização do termo pela direita, que tentou usá-lo para caracterizar o regime socialista. “Ele demonstra como a direita subverteu o termo trabalhado por Hanna Arendt para caracterizar exatamente o nazismo na Alemanha”.

O professor Diego Pautasso, autor de um dos textos da coletânea, destacou que Losurdo recuperou a centralidade da questão nacional, “a libertação nacional deveria ser um grande impulso para as revoluções socialistas”. E, “para fortalecer uma abordagem marxista nos debates das relações internacionais, nós trazemos a contribuição do Losurdo para este campo”.

 

Serviço:

Autores: João Quartim de Moraes (org.), Domenico Losurdo, Stefano Azzarà, Diego Pautasso, Gaio Doria e Marcelo Fernandes

ISBN: 978-65-990905-3-0

Formato: Livro Impresso

Páginas: 140

Edição: 1ª

Ano: 2020

Peso em Gramas: 240

Formato: 16x23x1cm

Preço: R$ 32,00

Para compra: https://www.livrariaanita.com.br/