Notícias

Confira as lutas dos trabalhadores que marcam a história no mês de junho

Cezar Xavier Publicado em 28.05.2021

O mês de junho vai muito além das festas juninas que não devem ocorrer devido à pandemia, pelo segundo ano seguido. Junho lembra personalidades da luta dos trabalhadores que merecem homenagens.

Foto: Fonteles, Aguiar e Losurdo

Foi em 11 de junho de 1987 que o advogado e deputado comunista Paulo Fonteles foi assassinado no Pará, por defender os posseiros do sul do estado, atacados por grileiros. Em 13 de junho de 2013 também morre o militante histórico comunista Dyneas Aguiar. E no dia 27de junho de 1937 nasce Vladimir Herzog, jornalista brasileiro assassinado pela ditadura miitar em 1975. No dia 28, o mundo marxista perde o filósofo Domenico Losurdo, em 2018.

A principal data de luta de junho, no entanto, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Em 1969, ocorre a revolta de Stonewall, quando travestis, gays e lésbicas reagem contra a arbitrariedade policial num bar de Nova York. Após, dias de barricadas e tumultos, aquela comunidade mudou seu status e auto-estima nos EUA. No ano seguinte, foi realizada a primeira parada do orgulho no país, dando origem ao moderno movimento pelos direitos LGBTQIA

Outras datas importantes do calendário mundial que merecem ser lembradas é o 22 de junho, quando a Alemanha nazista invade a URSS, conhecida como Operação Barbarossa, em 1941, dando início a um dos episódios mais brutais da era moderna. Foi na URSS que a Alemanha perdeu a guerra, no inverno de 1945.

Foi no 24 de junho que Simón Bolívar derrota os espanhóis na Venezuela ao comandar o exército de rebeldes sul-americanos que derrotou os espanhóis em Carabobo, perto de Caracas, na principal batalha pela independência do país.

Outro fato que merece registro na luta dos trabalhadores ocorre no dia 13 de junho de 1988, quando a Daimler-Benz indenizou trabalhadores forçados no regime nazista. Foi anunciado, em Stuttgart, o pagamento de 20 milhões de marcos a título de indenização às pessoas obrigadas a trabalhar em suas fábricas durante o regime nazista. A maioria eram europeus do leste e sul do continente, ocupados pelos nazistas.

No dia 15 é o Dia da Introdução do Divórcio no Brasil (1977). No dia 18 de junho, op ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, o 'FHC', completa 90 anos. Conhecido por seus trabalhos sociológicos sobre a dependência econômica brasileira, ele foi presidente da República entre 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 2003, quando tornou o país ainda mais dependente.

No dia 21, nasce em Salvador (1830) Luiz Gonzaga Pinto da Gama, escritor, jornalista e um dos ícones da luta pela afirmação da identidade negra. No mesmo dia, em 1839, nasce Machado de Assis, ainda considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos (morto em 1908).

No dia 24, nasce em Rio Pardo/RS, em 1880, João Candido, líder da Revolta da Chibata, conhecido como Almirante Negro. Há 71 anos, no dia 25, começa a Guerra da Coreia. No dia 26, há 7 anos, houve a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) em São Francisco.

É preciso mencionar ainda o dia 26, quando cientistas do consórcio público internacional Projeto Genoma Humano e da empresa americana Celera identificaram a composição de 97% dos genes presentes no DNA humano, há 21 anos.

No dia 29 de junho de 1958, o Brasil foi campeão do mundo com Pelé. Foi quando a seleção brasileira de futebol venceu sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. O herói da equipe foi Pelé, então com 17 anos, no começo de sua esplêndida carreira.

Mas o mês de junho também tem um dia de luta em defesa do Meio Ambiente, o 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

1º de junho

·       No dia 1 de junho, se comemora a 1ª Transmissão de TV no Brasil (1950).  

·       Desde 1999 o Dia da Imprensa passou a ser comemorado em 1º de junho, pois foi quando começou a circular o jornal “Correio Braziliense”, que foi fundado por Hipólito José da Costa.

.       Início da greve do 1/3 da UNE (1962)

.       Falecimento de Anna Seghers (1983)

 

2 de junho

·       "Seis potências" decidem futuro da Alemanha Ocidental

De 23 de fevereiro a 2 de junho de 1948, Estados Unidos, Reino Unido e França, bem como países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram o futuro das zonas de ocupação da Alemanha.

A Conferência de Londres acelerou a divisão das potências aliadas, vencedoras da Segunda Guerra Mundial. No dia 20 de março de 1948, o representante soviético na 82ª sessão do Conselho Controlador, marechal Sokolovski, exigiu informações sobre as negociações de Londres. Percebendo que recebia apenas respostas evasivas dos diplomatas ocidentais, abandonou o Conselho, para nunca mais voltar.

Enquanto as potências ocidentais ainda elaboravam as recomendações aos governadores alemães-ocidentais, Stalin usou a introdução da moeda marco alemão como pretexto para fazer um bloqueio a Berlim Ocidental, no verão europeu de 1948. Foi o primeiro incidente de repercussão internacional da Guerra Fria, que duraria 40 anos, até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

·       Dia Internacional da Prostituta - comemorado para marcar a data de 2 de junho de 1975, em que cerca de 150 trabalhadoras sexuais entraram para a história ao ocuparem a Igreja de São Nizier na cidade francesa de Lyón, exigindo que o trabalho prestado por elas fosse considerado tão útil à França como outro ofício qualquer

.       Falecimento de Giuseppe Garibaldi (1882)

 

3 de junho:

·       Dia Internacional do administrador de pessoal e da comunidade social

·       Dia mundial da bicicleta

·       Dia nacional da educação ambiental

·       A primeira caminhada espacial: Gemini 4

.       3 a 14 – Conferência Mundial Eco-92 (1992)

 

4 de junho:

·       Dia internacional das crianças inocentes vítimas de agressão

·       Em 4 de junho de 1989, a China encerrou o protesto na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). A violência militar resultou em centenas de mortos e milhares de feridos.

.       1898 —nascimento de  Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, cangaceiro brasileiro (m. 1938).
 

5 de junho

·       Dia mundial do meio ambiente,

·       Dia nacional da reciclagem e

·       Dia internacional de luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada

·       Eclode a Guerra dos Seis Dias
No dia 5 de junho de 1967, Israel atacou o Egito, a Síria e a Jordânia (apoiados pela URSS). O episódio, conhecido como a Guerra dos Seis Dias, terminou no dia 10 de junho, após os israelenses conquistarem a Faixa de Gaza e toda a península do Sinai, até o Canal de Suez. Por último, dia 10 de junho, entrou em vigor o cessar-fogo com a Síria, depois de Israel conquistar as Colinas de Golã, com o apoio de EUA e França.

·       É anunciado o Plano Marshall
Em 5 de junho de 1947, o secretário de Estado dos EUA, George Marshall, anunciou a ajuda à Europa do pós-guerra. O ponto central do Plano Marshall era a reconstrução da economia e o combate à fome e à pobreza.
O bloco comunista do Leste Europeu foi excluído da ajuda ao exterior, aprovada em 3 de abril de 1948. Mais tarde, Marshall seria homenageado com o Prêmio Nobel da Paz.

·       Centenário de  Zuzu Angel (1921-1976) - estilista brasileira. O filme "Zuzu Angel" (2006), dirigido por Sergio Rezende (1951), revela a trajetória da estilista mineira em busca do filho Stuart Angel Jones  preso, torturado e morto pela ditadura militar. As manifestações da estilista mineira ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda. A cruzada de Zuzu expõe as vísceras da repressão e incomoda tanto que, certa noite, em um estranho desastre de carro, ela tem o mesmo destino do filho.

·       80 anos - Erasmo Carlos (1941) - cantor, compositor, instrumentista e escritor brasileiro

.       1723 — nasce Adam Smith, economista e filósofo britânico (m. 1790).
 

6 de junho

·       Dia D na Normandia
O dia 6 de junho de 1944 entrou para a História como o Dia D. Foi quando soldados dos Aliados desembarcaram nas praias da Normandia para a grande ofensiva contra as tropas nazistas.

·       Morre o jamaicano Marcus Garvey, mentor do Pan-africanismo. Londres (1940).

 

7 de junho

·       Dia da liberdade de imprensa

·       Portugal e Espanha dividem o mundo
No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades.

·       Nações Unidas definem a Linha Azul como a fronteira entre Israel e o Líbano (21 anos)

 

8 de junho:

·       Dia do oceanógrafo,

·       Dia mundial dos oceanos e

·       Dia do citricultor

·       Nazistas cassam cidadania alemã de escritores e oposicionistas

Em 8 de junho de 1935, o Ministério do Interior do Reich divulgava a quarta lista com pessoas que perdiam a cidadania alemã, incluindo nomes famosos como Bertolt Brecht e Erika Mann.

 

9 de junho:

·       Dia da imunização,

·       Dia do porteiro,

·       Dia do tenista,

·       Dia de Anchieta e

·       Dia internacional dos arquivos

·       Nascimento da escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política paulista Patrícia Galvão, a Pagu (111 anos)

 

10 de junho:

·       Dia da Artilharia

·       90 anos de João Gilberto (1931-2019) - músico e compositor brasileiro

·       O cineasta e autor alemão Rainer Werner Fassbinder morreu em 10 de junho de 1982 de overdose. Em 16 anos, o genial cineasta produziu mais de 40 filmes, entre os quais "O Casamento de Maria Braun" e "Lili Marleen".

·       Fundação nos EUA dos Alcoólicos Anônimos

No dia 10 de junho de 1935 foi formado em Nova York um grupo de autoajuda para dependentes de álcool. Sob o nome Alcoólicos Anônimos, seus membros tentavam ajudar-se mutuamente debatendo o problema.

·       Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões

·       Morte do poeta portugês Luís de Camões (440 anos)

·       70 anos - Laerte Coutinho (1951) - cartunista brasileira

 

11 de Junho:

·       Dia do Educador Sanitário 

·       Batalha do Riachuelo (1865) Batalha Naval do Riachuelo é travada no riacho Riachuelo, na Argentina, entre a Marinha do Paraguai e a Marinha do Brasil (155 anos) - vitória brasileira foi crucial para o sucesso posterior da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) na Guerra do Paraguai

·       Dia da Marinha Brasileira 

·       Assassinato do ex-deputado e advogado de posseiros do Sul do Pará, Paulo Fonteles, ocorrido em 1987

 

12 de Junho:

·       "Dia dos Namorados - comemoração extraoficial do Brasil desde 1948, que surgiu a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de Lojas de Departamentos "Exposição Clipper" de São Paulo"

·       Dia do correio aéreo nacional

·       Dia mundial de combate ao trabalho infantil

·       Em 12 de junho de 1929, nascia a menina que daria um rosto ao Holocausto. Desde a publicação de seu diário em 1947, Anne Frank é símbolo contra a intolerância.

·       No dia 12 de junho de 1990, a Rússia declarou sua independência da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O Congresso dos Deputados do Povo aprovou a soberania, acelerando a desintegração da União Soviética.

·       Morte do compositor mineiro Fernando Brant (05 anos)

 

13 de Junho:

·       Dia de Santo Antonio 

·       Dia do Turista 

·       Dia internacional de conscientização sobre o albinismo

·       Daimler-Benz indenizou trabalhadores forçados no regime nazista
No dia 13 de junho de 1988, o conglomerado Daimler-Benz anunciou, em Stuttgart, o pagamento de 20 milhões de marcos a título de indenização às pessoas obrigadas a trabalhar em suas fábricas durante o regime nazista. A maioria eram europeus do leste e sul do continente, ocupados pelos nazistas.

·       Morre aos 81 anos, em 2013, o militante comunista Dynéas Fernandes Aguiar, com 63 anos de militância ininterrupta.

·       40 anos de saudade - Amácio Mazzaropi (1912-1981) - ator e cineasta brasileiro

1763 — nasce José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro (m. 1838).
 

14 de junho : 

·       Nasce Donald Trump - Empresário 

·       Dia mundial do doador de sangue

·       No dia 14 de junho de 1966, o Vaticano aboliu seu Index librorum prohibitorum, com a lista dos livros proibidos aos católicos, instituído em 1559. Esta foi a primeira censura imposta diretamente por um papa.

·       Anne Frank inicia seu diário
Em 14 de junho de 1942, Anne Frank começa a escrever regularmente em seu diário, que havia recebido de presente dois dias antes, ao completar 13 anos. No livro, documentaria o tempo que passou escondida dos nazistas.

·       Morte do sociólogo e economista alemão Max Weber (100 anos)

 

15 de Junho:

·       Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa

·       Dia do Paleontólogo 

·       Dia da Introdução do Divórcio no Brasil (1977) 

·       Aniversário da Emancipação do Acre

·       1752: Benjamin Franklin inventa o pára-raios

·       Criação da Corte de Haia
No dia 15 de junho de 1907, a segunda Conferência da Paz de Haia decidiu instaurar uma corte permanente para ajudar na resolução de conflitos internacionais entre países, para evitar guerras. O tribunal também ocupava-se do julgamento de criminosos de guerra, mas estes ganharam um novo fórum, o Tribunal Penal Internacional (TPI).
A conferência de 1907 teve a participação do brasileiro Rui Barbosa, que em virtude de seu pronunciamento em defesa dos direitos dos países menores, propondo a igualdade entre todas as nações, ganhou o apelido de "Águia de Haia".

 

16 de junho:

·       Ariano Suassuna - escritor

·       Dia da Unidade Nacional 

 

17 de junho

·       Dia mundial de combate à desertificação

·       Dia do Funcionário Público Aposentado 

·       Dia da Veterinária 

·       Levante popular na antiga Alemanha Oriental
No dia 17 de junho de 1953, quatro anos após sua criação, a República Democrática Alemã estava à beira do colapso econômico, o que levou a violentos confrontos entre a população e o poder estatal.

 

18 de junho

·       Paul McCartney - Músico

·       Dia Nacional da Imigração Japonesa - comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 11.142 de 25 de julho de 2005, para marcar a data da chegada ao Brasil do navio japonês, Kasato-Maru, que aportou na cidade brasileira de Santos-SP em 18 de junho de 1908

·       Dia do Químico 

·       Dia da gastronomia sustentável

·       Em 18 de junho de 1815, Napoleão Bonaparte perdeu a batalha contra a Inglaterra e a Prússia, na batalha de Waterloo, que usaram a primeira arma de destruição em massa, as granadas. As potências europeias deportaram Napoleão 1º para Santa Helena.

·       Morte do escritor português José Saramago (11 anos)

·       Dia Nacional do Tambor de Crioula

·       "Dia do Orgulho Autista - comemorado para marcar a data da criação da "Aspies/Autistas para a Liberdade", que foi constituída em 18 de junho de 2004 e que converteu-se na 1ª instituição mundial a utilizar o termo "orgulho" relacionado ao autismo, com o fim de educar o público em geral sobre o desconhecimento das questões relacionadas com o autismo"

·       18 de junho - Fernando Henrique Cardoso 'FHC' (1931) - sociólogo, escritor e político brasileiro. Presidente da República Federativa do Brasil entre 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 2003. Membro da Academia Brasileira de Letras - ABL. 

 

19 de Junho:

·       "Dia do Cinema Brasileiro - comemorado no Brasil, para marcar a data da 1ª filmagem da baía da Guanabara, que foi realizada em 19 de junho de 1898 com uma câmera Lumière pelo primeiro cineasta brasileiro, Afonso Segreto, a partir do navio francês, "Brèsil", quando ele retornava de uma viagem à Europa, onde fora para buscar equipamentos de filmagem"

·       Dia nacional do migrante

·       Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito

·       No dia 19 de junho de 1953, o casal Julius e Ethel Rosenberg foi executado na prisão de Sing Sing, em Nova York. Eles eram acusados de ter repassado aos soviéticos informações sobre a bomba atômica.

·       Dia Nacional do Luto

 

20 de Junho:

·       Samuel Morse patenteia o Telégrafo (180 anos)

·       Dia Mundial dos Refugiados - comemoração instituída pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Resolução 55/76 de 2000, para marcar a data do aniversário da Convenção de Genebra de 1951, que foi que entrou em vigor em 1974, definindo o refugiado como toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar a esse país

·       No dia 20 de junho de 1963, os Estados Unidos e a União Soviética acertaram uma "linha direta" entre a Casa Branca e o Kremlin para evitar a guerra em caso de crise.

·       Dia do Advogado Trabalhista

·       Começam as Jornadas de Junho de 2013. A mobilização, iniciada como um protesto contra o aumento da tarifa dos ônibus da capital paulista— que passaria de R$ 2,80 para R$ 3 —, cresceu proporcionalmente à violência empregada pela Polícia Militar de São Paulo contra os manifestantes. Logo, as ruas foram ocupadas por conta de demandas diversas: habitação, saúde, transporte e educação. A onda de insatisfação reverberou na presidente Dilma Rousseff, que tinha aprovação de 57% e viu sua popularidade cair à metade naquele mês. As ruas, historicamente ocupadas pela esquerda, também passaram a ser disputadas por grupos que se opunham tanto ao Partido dos Trabalhadores (PT) quanto aos demais movimentos esquerdistas que faziam oposição aos governos petistas. Diferentes analistas consideram que as mobilizações pró-impeachment de 2016 foram gestadas naqueles dias de junho.

 

21 de junho:

·       Jean-Paul Sartre - Filósofo e Escritor 

·       Iugoslávia é expulsa do Kominform
A 21 de junho de 1948, os países do Kominform impuseram um boicote econômico à então Iugoslávia, que se opunha à influência de Stalin. A intenção era levar o país ao caos e possibilitar uma intervenção.

·       Samuel Morse patenteia o Telégrafo (180 anos)

·       Dia Mundial dos Refugiados - comemoração instituída pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Resolução 55/76 de 2000, para marcar a data do aniversário da Convenção de Genebra de 1951, que foi que entrou em vigor em 1974, definindo o refugiado como toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar a esse país

·       – Nasce Luiz Gonzaga Pinto da Gama, escritor, jornalista e um dos ícones da luta pela afirmação da identidade negra. Salvador/BA (1830).

1839 — nasce Machado de Assis, escritor brasileiro (m. 1908).

 

22 de junho

·       Alemanha nazista invade a URSS
Planejada desde 1933, a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas, chamada Operação Barbarossa, foi lançada em 22 de junho de 1941, dando início a um dos episódios mais brutais da era moderna.

·       Beatificação do Padre José de Anchieta (41 anos) - foi um padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores das cidades brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ser o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia

 

 23 de junho

·       Dia do Atleta Olímpico - Criado pelo COI - Comitê Olímpico Internacional.
Em 23 de junho de 1894, foi criado em Paris o Comitê Olímpico Internacional. O aristocrata e historiador francês Pierre de Coubertin pretendia assim reviver as competições esportivas da Antiguidade.

·       Dia Nacional do Desporto - Criado pela Lei Pelé (art. 86)

·       Nascimento da cantora e compositora fluminense Elza Gomes da Conceição, a Elza Soares (91 anos)

·       140 anos - Lima Barreto (1881-1922) - jornalista e escritor brasileiro

·       115 anos de Lima Barreto (1906-1982) - cineasta brasileiro. Seu filme 'O Cangaceiro', estreado mundialmente em 20 de janeiro de 1953, foi o primeiro longa-metragem brasileiro a alcançar prestígio internacional. Exibido em mais de 80 países, a obra conquistou importantes vitórias, entre elas, o prêmio criado pelo Festival de Cannes de “Melhor filme de aventura”, na sexta edição do festival, ocorrida entre os dias 15 e 29 de abril de 1953. Informações: Cinemateca Brasileira (acessado em 4.1.2021).

 

24 de junho

·       Simón Bolívar derrota espanhóis na Venezuela
Em 24 de junho de 1821, Simón Bolívar comandou o exército de rebeldes sul-americanos que derrotou os espanhóis em Carabobo, perto de Caracas, na principal batalha pela independência do país.

·       Morte do cantor de tango uruguaiano Carlos Gardel (85 anos)

·       Dia da Polícia Militar

·       20 anos de morte - Milton Santos (1926-2001) - geógrafo, escritor e professor universitário brasileiro

·       – Nasce João Candido, líder da Revolta da Chibata, conhecido como Almirante Negro. Rio Pardo/RS (1880).

 

25 de junho

·       Feriado Nacional em Moçambique dia da Independência

·       Começa a Guerra da Coreia (71 anos)

Em 25 de junho de 1950, tropas do Exército norte-coreano atravessaram a fronteira para o sul, iniciando a Guerra da Coreia.

25 de junho de 2009 — Michael Jackson, cantor estadunidense
Fundação da UBES
 

26 de junho

·       Dia do Professor de Geografia no Brasil, de acordo com a Lei nº. 6664 de 26 de junho de 1979. Essa Lei regulamenta e disciplina a profissão de Geógrafo e dá outras providências.

·       Dia das Nações Unidas do Apoio às Vítimas de Tortura 

·       Fundação da Organização das Nações Unidas (ONU)

·       Assinada a Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas em São Francisco, Califórnia (75 anos)

·       Cientistas do consórcio público internacional Projeto Genoma Humano e da empresa americana Celera identificaram a composição de 97% dos genes presentes no DNA humano (21 anos)

·       Início do Festival Folclórico de Parintins - reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

1942 — nasce Gilberto Gil, cantor e compositor brasileiro.
 

27 de junho

·       Dia Nacional do Progresso 

1937 — nasce Vladimir Herzog, jornalista brasileiro (m. 1975).
·       Resistência antinazista "Rosa Branca" distribui panfletos
A partir de 27 de junho de 1942, nas caixas de correio de grandes cidades do sul da Alemanha e da Áustria, começaram a ser distribuídos panfletos contra o regime nazista pelo movimento de resistência "Rosa Branca".
O movimento surgiu menos de uma ideologia política e mais da indignação com a forma como os alemães aceitavam o nazismo e a guerra feita em seu nome. Descobertos pela Gestapo, foram julgados e executados no mesmo dia. A coragem dos membros do Rosa Branca ficou conhecida em toda a Alemanha ainda no decorrer da Segunda Guerra. 

·       Fundação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

1908 — nasce Guimarães Rosa, escritor brasileiro (m. 1967).
 

28 de junho

·       Dia Internacional do Orgulho LGBT. Em 1969, ocorre o revolta de Stonewall, quando travestis, gays e lésbicas reagem contra a arbitrariedade policial num bar de Nova York. Após, dias de barricadas e tumultos, aquela comunidade mudou seu status e auto-estima nos EUA. No ano seguinte, foi realizada a primeira parada do orgulho no país, dando origem ao moderno movimento pelos direitos LGBTQIA

·       Morte do filósofo Domenico Losurdo em 2018

 

29 de junho

·       Brasil campeão do mundo com Pelé
No dia 29 de junho de 1958, a seleção brasileira de futebol venceu sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. O herói da equipe foi Pelé, então com 17 anos, no começo de sua esplêndida carreira.

·       Revolta de Vila Rica

 

30 de junho

·       Dia Nacional do Bumba meu boi

·       1934: Hitler manda executar Ernst Röhm No dia 30 de junho de 1934 foi preso Ernst Röhm, um ex-aliado de Hitler. Röhm queria transformar a SA num exército sob seu poder. Ele foi executado dois dias depois.