Os incêndios que acometem o Brasil durante esta pandemia e durante o governo Bolsonaro transformações de um mundo cada vez mais perigoso continuam sendo discutidas são tema da grade de programação da TV Grabois, nesta semana de 9 a 13 de agosto.

Youtubers como Manuela D’Ávila, Olívia Santana, Ana Prestes, Dani Balbi, Fábio Palácio e Elias Jabbour garantem a grade de programas explicando e contextualizando temas relevantes da atualidade conturbada que vive o mundo, com seu ponto de vista marxista-leninista.

Na segunda-feira (26), estreou o vídeo novo do “Meia Noite em Pequim”, do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, Elias Jabbour, que fala sobre seu novo livro: China – socialismo e desenvolvimento, sete décadas depois, lançado no final de 2019. No livro, ele atualiza as transformações naquele país para demonstrar que a China configura uma nova formação econômica e social, onde ele investiga sua dinâmica própria.

A socióloga Ana Prestes volta a resgatar a trajetória de grandes mulheres latino-americanas. Embora se fale muito dos homens da revolução cubana, Vilma Espín é essa mulher da linha de frente da história cubana e depois do novo governo. Mais uma história apaixonante que faz valer muito a pena assistir o programa Mira Mundo.

Desta vez, foi Dani Balbi que discutiu como a inferiorização do feminino está relacionada aos ódios contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e inter-sexos no programa Cabeça Feita. Daniele desenha o quadro das relações de poder que se estabelecem conforme o homem impõe uma subalternidade à mulher, tornando a “perda da masculinidade” para LGBTQIA uma perda equivalente de poder e ocupação de espaço na sociedade.

Após o curso rápido sobre hegemonia, o professor de comunicação maranhense Fábio Palácio volta com o programa Cultura em Movimento para tratar de um tema bastante atual e polêmico até mesmo para setores de esquerda. A disputa pela representação histórica por meio de monumentos “incendiou-se” junto com o bandeirante Borba Gato e a prisão de ativistas políticos. Em que fase da luta por um projeto de futuro está a “fúria iconoclasta” de hoje?

A semana da TV Grabois incluiu uma live sobre as turbulências da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia pelo governo brasileiro. Para isso, Manuela D´Ávila entrevista o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O Contragolpe desta semana é uma boa oportunidade para entender os meandros do imbróglio que envolve corrupção na compra de vacinas.