Para quem não acompanhou, informo que um texto meu, o “IPÊS” foi lido numa classe de alfabetização da aldeia Kaiowá, de uma escola de Evangelização pertencente ao município de Dourados, MS – Brasil. 

      A Professora Maria Goretti, leu meu texto para os curumins e cunhas (meninos e meninas). Para o terceiro ano primário, mandou fazer um trabalho a respeito; com dissertações e desenhos.

      As crianças indígenas leram o texto e os passaram também aos seus pais. O texto desta «carta» é uma homenagem em agradecimento que faço a estes brasileirinhos, para os quais nunca fiz nada. 

      Agora estou recompensado; e orgulhoso! Pela primeira vez mostro os desenhos que me foram enviados pela Professora Maria Goretti; as fotos de seus desenhos são inéditas e agora, vai percorrer o mundo; ainda que lusófono.

      Se puderem ajudá-los, ainda que com orações, peço que o façam. Temos esta dívida com estes brasileiros mais autênticos.

      Alguns dos textos e de alguns desenhos feitos pelos indiozinhos do Mato Grosso- Brasil, sobre meu texto ”IPÊS”.

Primeira Participação – Texto:

      O ipê é uma árvore que dá uma flor tão bonita, tem de toda cor: tem ipê amarelo e tem verde; verde eu nunca vi mais eu tenho certeza que tem… Tem azul, roxo e branco. O ipê ele serve para quê? Madeira, tabua, piso, por isso todos acham que ele é bom. (Jaderson).

      N.A.: não recebi o desenho que ele fez!

Segunda Participação – Texto e Desenho:

      -“O ipê estava triste porque não dava flor… Um dia apareceu uns passarinhos muito bonito, sentou um passarinho branco no ipê, sentou verde no ipê, sentou amarelo e chegou a primavera, ai deu flor nos ipês, e os ipês ficaram alegres…ai Jesus deu as flores para os ipês, Jesus é fiel para o ipê”. (Elizeu) – 

                                 
                  DESENHO FEITO PELO ELIZEU – CURUMIM TERENA / GUARANI DA ALDEIA KAIOWÁ

Terceira Participação – Texto e desenho:

      -«O ipê amarelinho é muito bonitinho. Eu amo o ipê, todos os ipês são bonitinhos, todos da nossa sala   amam os ipês, o ipê é uma flor amarelinha e todos querem o ipê amarelinho». (Kelly)

                               
                              DESENHO FEITO PELA KELLY – CUNHÃ TERENA DA ALDEIA KAIOWÁ

Quarta Participação – Texto:

      -«O ipê é maravilhoso e faz muito sucesso, agorinha pouco três pessoas querendo que nós desenhasse, elas junto com o ipê. Elas são: D. Margarida e a Zuleide e a Nilva. Ele é muito bonito e lindo». (Josyele)

      N.A.: não recebi o desenho que ele fez!

Quinta Participação – Desenho:

                                
                      DESENHO FEITO PELO JOÃO GABRIEL – CURUMIM TERENA DA ALDEIA KAIOWÁ

Sexta Participação – Desenho:

                                 
                      DESENHO FEITO PELA CUNHÃ MAIZA – TERENA / GUARANI DA ALDEIA KAIOWÁ

Sétima Participação – Desenho:

                                  
                              DESENHO FEITO PELO CURUMIM EULLER – TERENA – DA ALDEIA KAIOWÁ

Oitava Participação – Desenho:

                              
                 DESENHO FEITO PELO CURUMIM RYSYLY – KADIWÉU / KAIOWÀ – DA ALDEIA KAIOWÁ

Corolário:


      Caros amigos do Prosa e Poesia: que mais posso dizer diante dessa comunhão visceral realizada?

      – Será que quando as «bandeiras», grupos de portugueses e brasileiros, se aventuravam em meio à selva matogrossense, pensaram que um dia eles ainda tentassem ser amistosos?

      Que mais posso dizer? Vocês têm algo a dizer? Palavras, que me jorram aos borbotões, me faltam diante de tanta magia!!!!!!!!!!!

      – Abenção, Professora Maria Goretti!

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      Esta é a parte do texto Ipês que os curumins e cunhãs Kaiowás mais gostaram:

     … Há uma lenda que conta a origem do ipê. Ela diz o seguinte:

      -Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os ipês continuavam sem flores.

      Os ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação. Eles eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos. 

      Então, os amarelos canários da terra, percebendo a tristeza dos ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos ipês.

      E ninhais também foram feitos pelas araras vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.

      Os ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir à Providência Divina que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários da terra e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles.

      No dia seguinte, dizem; sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os ipês floresceram em várias cores. 

      Cada um dos ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os havia adotado. Quando tudo isso aconteceu, dizem, era agosto. E assim, desde então, os ipês têm florescidos em agosto.

      Agora, a cada agosto, um vento frio sopra desde os sertões do Brasil: é a Providência Divina anunciando que ainda mais uma vez os ipês florescerão, cumprindo a aliança entre Deus e a Natureza.

      As cores dos ipês são, portanto expressão de um milagre do amor de Deus pela natureza e pelos seres que vivem na Terra.
……………………………………………………………..fim

Antônio Carlos Affonso dos Santos – ACAS. É natural de Cravinhos-SP. É Físico, poeta e contista. Tem textos publicados em 7 livros, sendo 4 “solos e entre eles, o Pequeno Dicionário de Caipirês e o livro infantil “A Sementinha” além de três outros publicados em antologias junto a outros escritores.