As grandes transformações de um mundo cada vez mais perigoso continuam sendo discutidas na grade de programação da TV Grabois, nesta semana de 2 a 6 de agosto. A “desinformação crônica” sobre a China foi tema central de dois programas, devido às transformações que vêm ocorrendo na economia asiática, o tema da hegemonia cultural volta em sua última parte do curso, assim como esclarecimentos sobre o conceito de lugar de fala no debate racial. O futuro do Peru sob nova direção e um debate sobre o papel da industrialização no desenvolvimento econômico completam a grade.

Youtubers como Manuela D’Ávila, Olívia Santana, Ana Prestes, Dani Balbi, Fábio Palácio e Elias Jabbour garantem a grade de programas explicando e contextualizando temas relevantes da atualidade conturbada que vive o mundo, com seu ponto de vista marxista-leninista.

Na segunda-feira (26), estreou o vídeo novo do “Meia Noite em Pequim”, do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, Elias Jabbour, que explica como o tema do socialismo chinês entra na vida do pesquisador. Embora seja um especialista em China, Jabbour mostra que seu tema central sempre foi o funcionamento da dinâmica de uma economia socialista.

 

O programa tradicional de sexta-feira Contragolpe, conduzido por Manuela D´Ávila, também aproveitou as profundas transformações econômicas em torno da propriedade privada que ocorrem na China, entre outras, para trazer Elias Jabbour à frente da câmera.

 A socióloga Ana Prestes discute uma grande novidade no continente, que é o primeiro governo de esquerda eleito no Peru, depois de tantos governos neoliberais e autoritários. O modo como este tipo de transformação política se conecta com outras como o que acontece com o Chile, a Bolívia e a Colômbia, faz valer muito a pena assistir o programa Mira Mundo.

Desta vez, Olívia Santana discutiu a questão conceitual do lugar de fala, proposto pela filósofa Djamila Ribeiro, e vítima de incompreensões convenientes no programa Cabeça Feita. Ela mostra como as pessoas se apropriam do conceito para interditar debates sobre discriminação racial, sexista e de gênero.

O professor de comunicação maranhense Fábio Palácio volta com o programa Cultura em Movimento para concluir o curso rápido sobre hegemonia com seu quarto vídeo.

Depois de apresentar o tema na visão pioneira de Lênin, e depois mostrar como Gramsci aprofundou a perspectiva leninista, Palácio traz a contribuição do sociólogo Raymond Williams para renovar a abordagem marxista sobre a cultura.

A semana da TV Grabois incluiu uma live sobre o papel da indústria no novo projeto de desenvolvimento. O economista da Fundação Maurício Grabois, Aloísio Barroso, discute com o economista da UFRJ, Eduardo Costa Pinto e a economista da UnB, Maria de Lourdes R. Mollo, sobre o desafio de reindustrializar o país em meio ao ambiente neoliberal altamente financeirizado.