A edição traz ainda uma reportagem especial sobre a administração do prefeito do PCdoB de Jundiaí, Pedro Bigardi.
Outros temas de destaque na edição envolvem o debate sobre o desenvolvimento brasileiro em meio à crise econômica internacional, o papel da nova entidade do movimento social UNA LGBT e os 80 anos da Aliança Nacional Libertadora.
Confira, abaixo, o índice desta edição:

• Editorial
• Impeachment é golpe, lutemos pela democracia!
Adalberto Monteiro   No dia 2 de dezembro de 2015. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, assinou o ato de admissibilidade do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Ao fazê-lo, desencadeou um golpe. Sem baionetas, mas um golpe!   Golpe porque pretendem rasgar a Constituição Federal…
Capa
• Processo golpista divide o Brasil em dois campos antagônicos
Osvaldo Bertolino* A aceitação do pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, eleva a temperatura da disputa política no país ao grau máximo. Enquanto a direita faz manobras as mais espúrias para levar o golpe a cabo, o campo democrático…
Capa
• Frente ampla e povo nas ruas, fatores decisivos para derrotar o golpismo
Luciana Santos*   A presidenta do PCdoB, a deputada federal Luciana Santos, alerta que a jovem democracia brasileira vive um momento decisivo. Denuncia o conluio golpista liderado por Eduardo Cunha e o PSDB de Aécio Neves e afirma que “impeachment sem base legal é golpe”. Luciana conclama o fortalecimento de…
Economia
• A dinâmica do capitalismo e as crises: entendendo o “ajuste fiscal e creditício”
Lecio Morais* Neste artigo, o economista Lecio Morais aborda o problema das crises cíclicas do capitalismo e os programas de “ajuste fiscal” ou de “estabilidade” que lhes são associados. O autor frisa que a crise econômica é fenômeno sistêmico e cíclico do capitalismo e não de um governo.   No…
Economia
• Seminário debate crise mundial do capitalismo e desafios do desenvolvimento brasileiro
Osvaldo Bertolino* Seminário promovido pela Fundação Maurício Grabois trouxe reflexões sobre as tendências da grande crise capitalista que há mais de oito anos impacta a economia mundial – em particular, nesta atual fase, os países em desenvolvimento . Os debatedores também abordaram os problemas e a necessidade da política de…
Brasil
• UNA LGBT quer conquistar consciências, não apenas direitos
Cezar Xavier* Diante de um cenário de recrudescimento conservador, a fundação da entidade nacional de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais soma-se aos atos de resistência, ressaltando ainda a defesa da democracia e do mandato legítimo da presidenta Dilma   Muita luta e frustração já foram…
Cidades
Jundiaí
Cláudio Gonzalez* Gestão popular de Pedro Bigardi (PCdoB)  desenvolve e humaniza uma das mais prósperas  cidades do interior paulista. No último dia 14 de dezembro, a cidade de Jundiaí completou 360 anos. Ela é o centro de um aglomerado urbano situado no meio de duas grandes regiões metropolitanas, a…
Brasil
• Tragédia de Mariana: quando o lucro se sobrepõe à vida
Wadson Ribeiro*   A tragédia que se abateu sobre a cidade de Mariana, na região central de Minas Gerais, no último dia 5 de novembro, expôs algumas das mais devastadoras chagas ambientais, sociais e econômicas da atividade mineradora em nosso país.   O rompimento da barragem de Fundão — de…
Desenvolvimento
• Cadeias Produtivas do Acre dinamizam o desenvolvimento sustentável do estado
Cláudio Gonzalez* Geração de renda e desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental, fortalecendo as cadeias produtivas com agroindústria, cooperativas e pequenos produtores. Esta é a essência do modelo de negócio que o governo do Acre adotou como estratégia para desenvolver a economia do estado. O projeto engloba atividades como suinocultura, avicultura,…
Internacional
• Academia Chinesa de Ciências Sociais debate “revoluções coloridas e hegemonia cultural”
Fábio Palácio de Azevedo* O tema das ‘revoluções coloridas’ ganhou proeminência no último período entre as inquietações debatidas por intelectuais e dirigentes chineses. Isso ocorre no momento mesmo em que o imperialismo testa novos modelos de ação política, que combinam o uso do poder econômico com formas de pressão política…
Internacional
• Encontro de comunistas em Istambul reforça a luta anti-imperialista
José Reinaldo Carvalho De acordo com o secretário internacional do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, que representou o Partido no encontro, o conteúdo fundamental que define a ação internacionalista na atualidade “é a solidariedade de classe e a luta anti–imperialista, cujo principal objetivo é derrotar as estratégias do imperialismo estadunidense e…
Homenagem
• 80 anos da ANL: A atualidade das frentes populares contra o fascismo
Cezar Xavier * Os 80 anos dos levantes da Aliança Nacional Libertadora, em 1935, foram rememorados nos últimos dias 25 e 26 de novembro, em Santo André e São Paulo, com uma reflexão profunda sobre o seu legado. Marly Vianna e Quartim de Moraes debateram a atualidade da luta antifascista.…
História
• Coreia do Norte – A reconstrução da RPDC após a guerra
Parte IV   Ao concluir esta série de quatro artigos – que se iniciou com a luta do povo coreano contra o domínio japonês, passando pela guerra da Coreia e pela construção socialista, até chegar aos dias de hoje – Raul Carrion fala sobre um período recente da história norte-coreana,…
História
• Pequena história de um século da Grande Revolução de Outubro
Bernardo Joffily *   Retomando a série de artigos sobre a Revolução Russa, o jornalista Bernardo Joffily relata um período particularmente importante para a consolidação da União Soviética e do socialismo naquele país. O artigo desta edição aborda temas como os planos quinquenais e a coletivização agrícola que culminou com…
Cinema
• Otelo, o grande ator “brasileirissímo”
Vandré Fernandes* Estivesse vivo hoje, o ator Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, estaria completando 100 anos e teria aumentado muito o seu acervo cultural. Um homem que buscou, através da arte, a grandeza de levar às pessoas múltiplas sensações e que no dia a dia procurou lutar…